Alvo do Sleeping Giants, Jovem Pan perde anúncios da TIM

A Jovem Pan entrou na mira do Sleeping Giants Brasil, perfil das redes sociais que se define como um movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake […]

YouTube/Jovem Pan News

A Jovem Pan entrou na mira do Sleeping Giants Brasil, perfil das redes sociais que se define como um movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news. Uma nova campanha do perfil, lançada na quarta-feira (21/12), está pedindo a desmonetização da empresa de rádio e TV. E a iniciativa já levou a TIM a rever sua participação publicitária nos canais do grupo.

O SGB provocou a TIM pelo Twitter. “A nossa sociedade precisa sair do modo silencioso e amplificar vozes democráticas. Por isso, acreditamos que não deveriam conectar seus anúncios a uma TV e rádio que estimula um golpe no país. Por favor, #DesmonetizaJovemPan!”

Em resposta, a empresa de telefonia informou: “Já solicitamos a revisão dos nossos anúncios veiculados nesse canal. Reforçamos que a TIM não está ligada a movimentos políticos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discurso de ódio”.

Faz algum tempo que o Sleeping Giants Brasil vem apontando o comportamento do canal. Para demonstrar a distorção da Jovem Pan, chegou a publicar um vídeo comparando a reação dos comentaristas do canal à invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, que ocorreu em janeiro de 2021, com a reação aos recentes tumultos bolsonaristas em Brasília. O compilado de imagens mostram os funcionários da Jovem Pan dando apoio aos atos golpistas nos EUA e no Brasil, e indicando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva teriam sido fraudes.

“Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas”, afirmou o movimento.

O Sleeping Giants Brasil também espera respostas de outros anunciantes da Jovem Pan, como o Banco Safra, Caoa Chery e a Huawei do Brasil. Avessas à exposição negativa de sua imagem, muitas empresas acabam cedendo.

Recentemente, o YouTube desmonetizou, por iniciativa própria, todos os canais da Jovem Pan. De acordo com a plataforma, a decisão ocorreu após a empresa ter identificado conteúdos em desacordo com sua política de conteúdo.