AFI Awards: Filmes populares dominam lista de Melhores do Ano

O American Film Institute (AFI) divulgou sua já tradicional listagem com os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries do ano. Entre os filmes, os destaques ficaram para produções de grande […]

Divulgação/Sony Pictures

O American Film Institute (AFI) divulgou sua já tradicional listagem com os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries do ano.

Entre os filmes, os destaques ficaram para produções de grande apelo popular, como “Avatar: O Caminho da Água”, “Não! Não Olhe!” e “Top Gun: Maverick” – este último também foi eleito o filme do ano pela National Board of Review.

Obras que provavelmente vão marcar presença na temporada de premiações também apareceram, mas mesmo entre essas figuraram “Elvis”, “A Mulher Rei” e “Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que não são filmes típicos “de arte”, além do novo filme de Steven Spielberg, “Os Fabelmans”.

Já a elogiada comédia dramática “Os Banshees de Inisherin” ficou de fora da lista principal, mas há uma explicação: não é uma produção americana. Mesmo assim, foi reconhecida com um Prêmio Especial AFI.

Entre as séries, houve um equilíbrio entre produções voltadas para o streaming e para a exibição “convencional”. Mas a Netflix, acostumada a dominar listas anteriores, só emplacou uma série nesse ano, a comédia “Mo”.

De forma habitual, o AFI priorizou séries novatas. Além de “Mo”, também também estão na lista “O Urso”, “Pachinko”, “Ruptura” e “Somebody Somewhere”.

Entre as “veteranas”, o destaque ficou com “Abbott Elementary”, atualmente na sua 2ª temporada. A série de comédia também se destacou nas indicações ao Critics Choice Awards recentemente.

“O AFI Awards ilumina a excelência na narrativa e os colaboradores que trazem essas histórias para a tela”, disse o presidente e CEO da AFI, Bob Gazzale. “Este ano, mais do que nunca, celebrar a comunidade de artistas que realizam esses sonhos é particularmente significativo – pois eles elevaram nosso espírito nos momentos mais desafiadores e provaram o poder dessa grande forma de arte.”

A lista do AFI tende a espelhar a eventual lista dos indicados ao Oscar de Melhor Filme. No ano passado, por exemplo, oito dos 10 filmes que compunham a lista foram indicados na categoria, assim como “Belfast”, filme não americano vencedor do Prêmio Especial AFI na ocasião.

Concedidos a “programas considerados cultural e artisticamente significativos”, as listas do AFI resultam de uma votação feita por curadores, acadêmicos, artistas e críticos de cinema ligados ao instituto sediado em Los Angeles.

Os destaques serão homenageados num almoço marcado para 13 de janeiro no Four Seasons Hotel em Los Angeles.

Veja abaixo a lista completa divulgada pelo AFI.

AFI Awards 2022 | TOP 10 Filmes
“Avatar: O Caminho da Água”
“Elvis”
“Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
“Os Fabelmans”
“Não! Não Olhe!”
“Ela Disse”
“Tár”
“Top Gun: Maverick”
“A Mulher Rei”
“Entre Mulheres”

AFI Awards 2022 | TOP 10 Séries
“Abbott Elementary”
“O Urso”
“Better Call Saul”
“Hacks”
“Mo”
“Pachinko”
“Reservation Dogs”
“Ruptura”
“Somebody Somewhere”
“The White Lotus”

AFI Special Award
“Os Banshees de Inisherin”