O filme “Adão Negro” vai gerar um prejuízo milionário para o estúdio Warner Bros. Estimativas financeiras apontam que o longa estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson não deve render mais de US$ 400 milhões nas bilheterias, ficando abaixo do necessário para pagar seus custos de produção e divulgação.
O orçamento de “Adão Negro” foi de US$ 195 milhões, um valor bastante elevado e que exige um grande retorno nas bilheterias. Para maximizar o lançamento, a Warner ainda investiu entre US$ 80 e US$ 100 milhões em marketing, o que, entretanto, só aumentou a pressão pelo sucesso do filme.
Como resultado de todo esse investimento, o filme precisaria render ao menos US$ 600 milhões nas bilheterias para empatar os custos – visto que os donos dos cinemas ficam com metade do lucro da venda de ingressos e ainda há impostos.
Mas “Adão Negro” já está quase encerrando a sua exibição no cinema, o que deve gerar um prejuízo de US$ 50 ou US$ 100 milhões, de acordo com estimativas de especialistas.
Ainda assim, fontes da Warner Bros. contestam esses números, dizendo que o filme vai se pagar quando chegar à marca de US$ 400 milhões nas bilheterias.
A Warner explica que, quando o filme foi encomendado, acreditava-se que o ponto de equilíbrio (ou seja, a quantia necessária para o filme se pagar) era de US$ 450 milhões nas bilheterias, mas esse número caiu devido às particularidades do novo cenário de entretenimento doméstico, no qual “Adão Negro” superou as projeções. Isto é, performou bem no lançamento em VOD (locação digital).
O estúdio também argumenta que os fluxos de receita auxiliares se tornaram mais lucrativos com janelas mais curtas de exibição nos cinemas. Graças às concessões da era pandêmica, os filmes chegam às plataformas de entretenimento doméstico em 33 dias, em vez de 75, o que reduz o dinheiro necessário para reviver campanhas de marketing para um lançamento digital.
Com as receitas secundárias, fontes da Warner Bros. dizem que o filme está prestes a sair do vermelho.
Mesmo que isso seja verdade, “Adão Negro” não virou o arrasa-quarteirões que a DC esperava quando o concebeu em 2019. A exibição no cinema pode ser apenas um componente do rendimento, mas é inegável que os retornos das bilheterias são os maiores elementos da lucratividade de uma produção deste porte.
E mesmo com as vendas em VOD, que podem render entre US$ 25 e US$ 35 milhões a mais, “Adão Negro” ainda estará no vermelho quando chegar de graça para os assinantes da HBO Max – por mais que a Warner afirme o contrário.
Vale lembrar que a maioria dos filmes perde dinheiro durante o lançamento nos cinemas e depende de aluguéis, vendas e produtos derivados para eventualmente obter lucro. Também há valor não monetário em estabelecer uma nova propriedade intelectual cinematográfica que nem sempre é refletido nesse balanço.
Recentemente, outros filmes como “Mundo Estranho”, “Lightyear”, “Amsterdam” e “Moonfall – Ameaça Lunar” também torraram grandes orçamentos que não foram recuperados nas bilheterias.
Mesmo com a diminuição dos casos de covid e a gradativa recuperação do costume de ir ao cinema, o setor cinematográfico ainda luta para se recuperar. E isso tem sido um grande problema para filmes de mega-orçamento que dependem de grande público.
“Adão Negro” chegou aos cinemas no final de outubro e fez US$ 67 milhões na sua estreia, um rendimento sólido, mas nada espetacular para um filme de quadrinhos. Mas, ao contrário de outros filmes do Universo DC, como “Aquaman” (que estreou com US$ 67,8 milhões) e “Shazam!” (US$ 53,5 milhões), o longa não tinha a qualidade para justificar seu orçamento.
Recebido com críticas mistas (e uma aprovação de 43% no Rotten Tomatoes), “Adão Negro” não teve divulgação boca a boca e lutou para expandir seu apelo além dos fãs de quadrinhos. Até agora, o filme gerou US$ 165 milhões na América do Norte e US$ 219 milhões internacionalmente.
Como a maioria dos filmes de Hollywood, a bilheteria no exterior foi limitada porque eles foram impedidos de passar na China ou na Rússia, dois grandes mercados.
Em comparação, “Aquaman” conseguiu arrecadar consideráveis US$ 335 milhões na América do Norte. E no caso de “Shazam”, embora o filme tenha encerrado sua exibição com US$ 140 milhões no mercado interno, ele custou US$ 100 milhões para ser produzido – cerca de metade do orçamento de “Adão Negro”.
Outras propriedades da DC da era pandêmica incluem “Mulher Maravilha 1984”, que arrecadou US$ 164 milhões ao estrear simultaneamente na HBO Max, “O Esquadrão Suicida”, que gerou US$ 165 milhões (também chegando no mesmo dia na HBO Max) e “The Batman”, com um rendimento incrível de US$ 770 milhões.
E embora “Adão Negro” tenha conseguido manter o primeiro lugar nas bilheterias por três semanas – em parte graças à falta de outros grandes títulos – as vendas de ingressos caíram 60% em seu segundo fim de semana. E quando “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” estreou em 11 de novembro, o filme foi rapidamente para o topo das bilheterias, rendendo US$ 140 milhões na estreia – e US$ 331 milhões em três dias.
Na ocasião, Johnson comemorou os resultados do filme concorrente. “Sempre torcendo para que nosso negócio vença”, escreveu ele no seu Twitter. “Todos nós nos beneficiamos em geral quando as bilheterias florescem.”
“Adão Negro” conta com a direção de Jaume Collet-Serra (“Sem Escalas”) e vai mostrar o protagonista enfrentando o grupo de heróis conhecido como a Sociedade da Justiça, formado por Aldis Hodge (“O Homem Invisível”) no papel do Gavião Negro, Quintessa Swindell (“Gatunas”) como Ciclone, Noah Centineo (“Para Todos os Garotos que Já Amei”) como o Esmaga-Átomo e Pierce Brosnan (“007 Um Novo Dia Para Morrer”) como Sr. Destino.
O elenco também destaca Sarah Shahi (“Sex/Life”) como Adrianna Tomaz (identidade civil da Poderosa Isis) e Viola Davis, retomando seu papel como Amanda Waller, a inescrupulosa líder do Esquadrão Suicida.
Johnson já deixou claro que ele quer estrelar uma sequência de “Adão Negro”, mas os resultados do filme nas bilheterias não parecem justificar um novo investimento.