Vencedores de Cannes disputam troféu da Academia Europeia de Cinema

A Academia Europeia de Cinema anunciou nesta terça-feira (8/11) os indicados ao European Film Awards de 2022. E três filmes premiados no Festival de Cannes deste ano lideram as nomeações. A lista […]

Divulgação/Neon

A Academia Europeia de Cinema anunciou nesta terça-feira (8/11) os indicados ao European Film Awards de 2022. E três filmes premiados no Festival de Cannes deste ano lideram as nomeações.

A lista destaca o próprio vencedor do Festival de Cannes, “Triângulo da Tristeza”, do sueco Ruben Östlund, junto com “Holy Spider”, coprodução dinamarquesa e sueca de Ali Abbasi, que conquistou o prêmio de Melhor Atriz (Zar Amir-Ebrahimi) no evento francês, e “Close”, do belga Lukas Dhont, vencedor do Grand Prix de Cannes.

“Close” e “Holy Spider” são ainda os candidatos respetivamente da Bélgica e Dinamarca a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional.

Os três empataram com quatro indicações cada e também disputam o troféu de Melhor Filme Europeu do ano com o espanhol “Alcarràs”, de Carla Simón, e o austríaco “Corsage”, de Marie Kreutzer.

Os premiados nas categorias técnicas, incluindo edição, figurino e cinematografia, serão escolhidos por um comitê de oito membros e anunciados em 23 de novembro.

Já os vencedores das categorias principais serão escolhidos pelos mais de 4 mil membros de todos os ramos da Academia e anunciados numa cerimônia marcada para 10 de dezembro em Reykjavik, na Islândia.

Confira a lista das categoria principais.

MELHOR FILME
“Alcarràs”, de Carla Simón
“Close”, de Lukas Dhont
“Corsage”, de Marie Kreutzer
“Holy Spider”, de Ali Abbasi
“Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund

MELHOR DIRETOR
Lukas Dhont, por “Close”
Maire Kreutzer, por “Corsage”
Jerzy Skolimowski, por “Eo”
Ali Abbasi, por “Holy Spider“
Alice Diop, por “Saint Omer”
Ruben Östlund, por “Triângulo da Tristeza“

MELHOR ATRIZ
Vicky Krieps por “Corsage”
Zar Amir Ebrahimi por “Holy Spider“
Léa Seydoux por “Uma Bela Manhã”
Penélope Cruz por “Mães Paralelas“
Meltem Kaptan por “Rabiye Kurnaz vs George W. Bush”

MELHOR ATOR
Paul Mescal por “Aftersun”
Eden Dambrine por “Close”
Elliott Crosset Hove por “Godland”
Pierfrancesco Favino por “Nostalgia”
Zlatko Burić por “Triângulo da Tristeza“

MELHOR ROTEIRO
Carla Simón & Arnau Vilaró, por “Alcarràs”
Kenneth Branagh, por “Belfast”
Lukas Dhont & Angelo Tijssens, por “Close”
Ali Abbasi & Afshin Kamran Bahrami, por “Holy Spider“
Ruben Östlund, por “Triângulo da Tristeza“

MELHOR COMÉDIA
“Cop Secret”, de Hannes Þór Halldórsson
“La Fracture”, de Catherine Corsini
“O Bom Patrão”, de Fernando León De Aranoa

MELHOR ANIMAÇÃO
“Little Nicholas Happy As Can Be”, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre
“My Love Affair with Marriage”, de Signe Baumane
“Les Voisins de Mes Voisins”, de Anne-Laure Daffis, Léo Marchand
“Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto
“Oink” (Knor)”, de Mascha Halberstad

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“A House Made of Splinters”, de Simon Lereng Wilmont
“Girl Gang”, de Susanne Regina Meures
“Mariupolis 2”, de Mantas Kvedaravicius
“The Balcony Movie”, de Paweł Łoziński
“Marcia Su Roma”, de Mark Cousins

PRÉMIO FIPRESCI
“107 Mothers”, de Peter Kerekes
“Dalva”, de Emmanuelle Nicot
“Other People”, de Aleksandra Terpińska
“Pamfir”, de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk
“Piccolo Corpo”, de Laura Samani
“Sonne”, de Kurdwin Ayub

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Granny’s Sexual Life”, de Urska Djukic e Emilie Pigeard
“Ice Merchants”, de João Gonzalez
“Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen
“Techno, Mama”, de Saulius Baradinskas
“Will My Parents Come To See Me”, de Mo Harawe