O Gotham Awards deu início à temporada de premiações do cinema americano na noite de segunda-feira (28/11) com a consagração de “Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. A produção do estúdio indie A24 levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atuação Coadjuvante (para o ator Ke Huy Quan).
Ao aceitar o prêmio principal, o co-diretor de “Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, Daniel Kwan, falou sobre a experiência de lançar o filme. “Uma das maiores coisas que aprendi sobre este ano é o trauma com o qual as pessoas em todo o nosso país e em todo o mundo estão lidando agora. Todo mundo está lidando com algum tipo de trauma”, disse Kwan.
“Conheci tantas pessoas após as exibições que revelaram esse trauma para mim por causa da natureza do nosso filme, e uma das coisas que estou percebendo agora é que o trauma [é]… a coisa mais importante para lidarmos agora porque encolhe a imaginação e ficamos presos no passado”, continuou ele. “Agora, se vamos suportar os próximos 20, 30, 40, 50 anos juntos, teremos que curar esse trauma coletivamente. Teremos que descobrir como abrir a imaginação coletiva e como ser pessoas completas, emocionalmente talentosas, gentis e resilientes”.
O drama “Tár”, dirigido por Todd Field, que havia liderado as indicações ao prêmio, acabou levando apenas um troféu: Melhor Roteiro.
A diretora Charlotte Wells foi eleita a cineasta revelação por seu trabalho em “Aftersun” e o prêmio de Melhor Atuação ficou com Danielle Deadwyler, por “Till”.
Entre as premiações televisivas, o destaque foi para “Pachinko”, eleita Série Revelação, enquanto Ben Whishaw venceu o Prêmio de Melhor Atuação em Série por “This Is Going To Hurt”.
Além da entrega dos troféus, a cerimônia contou com homenagens aos atores Adam Sandler (“Joias Brutas”) e Michelle Williams (“Venom: Tempo de Carnificina”) e um tributo póstumo a Sidney Poitier (“No Calor da Noite”).
O prêmio de Poitier foi apresentado pelo ator Jonathan Majors (“Lovecraft Country”), que anunciou a criação da Iniciativa Gotham Sidney Poitier, que ele chamou de “um conjunto ambicioso de programas” que visa expandir o legado de Poitier para apoiar a próxima geração de cineastas negros, por meio de bolsa de estudos, financiamento de projetos e incentivos para a progressão de carreiras.
Confira abaixo o anúncio do prêmio principal, entregue por Jennifer Lawrence (“Jogos Vorazes”), e a lista completa dos vencedores.
MELHOR FILME
“Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“All That Breathes”
MELHOR FILME INTERNACIONAL
“Happening”
PRÊMIO BINGHAM RAY PARA CINEASTA REVELAÇÃO
Charlotte Wells (“Aftersun”)
MELHOR ROTEIRO
Todd Field (“Tár”)
MELHOR ATUAÇÃO
Danielle Deadwyler (“Till”)
MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE
Ke Huy Quan (“Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”)
ATUAÇÃO REVELAÇÃO
Gracija Flipovic (“Murina”)
SÉRIE REVELAÇÃO (MAIS DE 40 MIN)
“Pachinko” (Apple+)
SÉRIE REVELAÇÃO (MENOS DE 40 MIN)
“Mo” (Netflix)
SÉRIE REVELAÇÃO DOCUMENTAL
“We Need to Talk About Cosby”
ATUAÇÃO EM SÉRIE
Ben Whishaw (“This Is Going To Hurt”)