O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, juntou-se aos protestos contra a 5ª temporada de “The Crown”, que estaria tentando passar a impressão de que os eventos dramatizados em seus episódios seriam verdade, quando foram totalmente inventados.
Tony Blair foi o primeiro-ministro do Reino Unido nos meses de 1997 que antecederam a morte da princesa Diana. Por meio de seu porta-voz, ele comunicou que várias cenas descritas como parte da nova temporadas são “um lixo completo e absoluto”. E foi ainda mais longe numa carta publicado pelo jornal Telegraph neste fim de semana.
“Será profundamente doloroso para uma família que ainda está de luto pela mesma pessoa em cuja vida todo esse drama foi forjado”, disse o político britânico no texto assinado.
“A Netflix pode muito bem considerar que qualquer publicidade é boa publicidade. Mas garanto-lhes que não – ainda mais quando desrespeita a memória de quem já não vive, ou põe palavras na boca de quem ainda vive, mas que se encontra numa posição em que não pode se defender”, continuou.
“A ficção não deve ser desfilada como fato. A Netflix continua se recusando a divulgar um aviso no topo dos créditos de abertura, acreditando que ‘todo mundo sabe que esta é uma série de ficção’. Mas isso simplesmente não é justificativa suficiente. Se todos sabem, por que não reconhecer isso? Sem tal ação, muitos milhões – em todo o mundo – ainda poderiam ser influenciados por um roteiro danoso e ficcional, que reivindica ‘autoridade’ ao intercalar ficção com fatos históricos”, apontou.
“O entretenimento é uma grande e gloriosa indústria que traz enorme prazer para muitos milhões. A Netflix não deve rebaixar isso com retratos que são prejudiciais e falsos”, concluiu Blair.
Blair apontou que muitas cenas em que aparece na série nunca aconteceram, assim como falas de impacto da trama nunca foram ditas por ele. Um exemplo seria uma suposta reunião em que o Príncipe Charles buscaria pavimentar o caminho para se casar com sua então companheira secreta Camilla.
O antecessor de Blair, John Major, também contestou anteriormente uma cena em que Charles buscou seu conselho e apoio para assumir a coroa via abdicação de sua mãe, a rainha Elizabeth.
No mês passado, após outras figuras públicas britânicas, incluindo a atriz Judi Dench, pressionaram a Netflix para adicionar um aviso no trailer da 5ª temporada, dizendo que a produção era uma “dramatização fictícia” e “inspirada em eventos reais”.
A 5ª temporada de “The Crown” estreia na quarta (9/11) na Netflix. A série será encerrada no sexto ano de produção, que atualmente está sendo gravado no Reino Unido.
Veja abaixo o trailer dos novos capítulos.