Série estrelada por Robert Downey Jr. define elenco internacional

A série “The Sympathizer”, desenvolvida para o canal pago HBO, definiu o elenco internacional que vai atuar ao lado de Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”) na atração. Após uma longa busca por […]

Divulgação/HBO

A série “The Sympathizer”, desenvolvida para o canal pago HBO, definiu o elenco internacional que vai atuar ao lado de Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”) na atração. Após uma longa busca por atores vietnamitas ou descendentes nos EUA, Europa, Ásia e Oceania, a escolha recaiu sobre o australiano Hoa Xuande (“Cowboy Bebop”) para o papel principal, além de Fred Nguyen Khan (“District 31”), Toan Le (“Pé Grande”), Vy Le (“MacGyver”) e Alan Trong (“A Guerra do Amanhã”) em outros papéis importantes.

“The Sympathizer” adapta o livro satírico homônimo de 2015 do professor vietnamita-americano Viet Thanh Nguyen, consagrado com o Prêmio Pulitzer.

A trama gira em torno de um espião norte-vietnamita (comunista), infiltrado junto aos americanos durante a guerra no Vietnã, que acaba virando consultor cultural de uma grande produção de Hollywood sobre o conflito, no estilo de “Platoon” e “Apocalypse Now”.

Xuande vai interpretar o protagonista, conhecido apenas como “Capitão”. Seu personagem é meio francês e meio vietnamita, e ele foge do Vietnã durante a queda de Saigon em 1975, indo parar nos EUA, onde se envolve com uma comunidade de exilados do sul da Califórnia e, eventualmente, entra no mundo do cinema.

Khan será Bon, o amigo de infância do Capitão que se recusa a revelar as múltiplas identidades do seu amigo. Depois de chegar em Los Angeles, Bon encontra um novo significado para sua vida nos lugares e circunstâncias mais improváveis.

Toan Le interpretará o General, o ex-chefe da Polícia Secreta do Vietnã do Sul que agora está obcecado em descobrir traidores dentro da comunidade de refugiados. Ele também tenta liderar uma missão contra-revolucionária em sua terra natal.

Vy Le será Lana, a filha do general que é fluente na cultura americana e vietnamita, uma habilidade que o Capitão acha estonteante e que irrita o General.

Trong viverá Sonny, um ex-colega de classe idealista do Capitão que agora é editor de um jornal de língua vietnamita em Los Angeles. O personagem é uma espécie de contraponto do Capitão.

Downey Jr., por sua vez, deve desempenhar vários papéis na produção, representando elementos diferentes do establishment americano, incluindo um congressista emergente, um agente da CIA e um diretor de cinema de Hollywood, entre outros. O elenco também contará com a atriz canadense Sandra Oh (“Killing Eve”) e vários atores vietnamitas em papéis secundários.

Além de atuar, Downey Jr. é um dos produtores, junto com o diretor sul-coreano Park Chan-wook (“Oldboy”), o roteirista Don McKellar (“Ensaio Sobre a Cegueira”) e sua esposa e sócia Susan Downey. Chan-wook e McKellar serão responsáveis ainda por dirigir e escrever a série.

“The Sympathizer” já começou a ser gravada, mas ainda não tem previsão de estreia.