Nova temporada de “Elite” diminui cenas de sexo e divide fãs

A 6ª temporada de “Elite” estreou na Netflix nessa sexta (18/11) com uma diferença crucial em relação às temporadas anteriores: a diminuição das cenas de sexo. A mudança é proposital e visa […]

Divulgação/Netflix

A 6ª temporada de “Elite” estreou na Netflix nessa sexta (18/11) com uma diferença crucial em relação às temporadas anteriores: a diminuição das cenas de sexo. A mudança é proposital e visa refletir os interesses dos realizadores da série em abordar temas mais “sérios”. Mas a novidade dividiu os fãs, com muitos reclamando nas redes sociais que a produção perdeu seu maior atrativo.

“Quando você já fez duas partes com ‘fogos de artifício’, como as temporadas 4 e 5, os temas acabam nos levando a uma dinâmica diferente”, explicou Carlos Montero, cocriador da série, ao jornal espanhol El Periódico. “‘Elite’ sempre foi uma série intensa, e estamos completamente envolvidos com a história.”

E, refletindo essa “intensidade” das temáticas, a nova temporada aborda questões como racismo, sexismo, abuso doméstico e LGBTfobia. “Sexo está presente na temporada, mas está em segundo plano”, explicou o ator Manú Rios, intérprete de Patrick.

“Escrevemos para levar o público a lugares que geram questionamentos, conversas, desconforto, e isso não significa sexo o tempo todo”, completa o roteirista Jaime Vaca.

A nova temporada também mostra o romance entre Patrick (Rios) e o brasileiro Ivan (André Lamoglia). Porém, os fãs que estavam esperando por cenas quentes entre os dois estão manifestando a decepção pela diminuição da pegação.

“Assistia ‘Elite’ só pelas cenas de sexo e o casal gay, mas nem isso teve nessa temporada, flop demais essa season, dropei”, escreveu um fã nas redes sociais.

Outro reclamou de saudades por cenas do trisal da série.

Mas enquanto alguns reclamam, outros elogiam as mudanças. “Essa [temporada] de ‘Elite’ está incrivelmente boa, eles souberam abordar temas sérios da forma certa, e ainda não perdeu a vibe da série”, disse outro fã. E a maioria exaltou a oportunidade que a trama deu para a atroz Valentina Zenere brilhar na temporada.

“Elite” perdeu vários integrantes do elenco nos últimos dois anos – a maioria dos personagens originais se formou, mas também houveram mortes. As mais recentes baixas foram Samuel (Itzan Escamilla), Omar (Omar Ayuso), Rebeka (Claudia Salas) e Cayetana (Georgina Amorós).

Por isso, o elenco foi reforçado. O principal destaque é a presença de Ana Bokesa (“La que se Avecina”), primeira atriz negra da atração em cinco anos. Anteriormente, a série de adolescentes brancos chegou a trazer Sergio Momo (Yeray) e Leïti Sène (Malik). Mas os primeiros atores negros surgiram na 3ª temporada e foram rapidamente dispensados, sem retornar na 4ª.

A nova temporada também contou com a adição de Ander Puig (“Ser o No Ser”), primeiro ator trans a fazer parte da série. Na trama, seu personagem, Nico, é vítima de transfobia por parte de Ari (Carla Díaz).

“Nico está bem, ele tem uma vida boa, mas Ari cria nele uma insegurança”, explicou o ator. “É importante ter uma história como esta, porque se trata de uma série enorme e isso é ideal para que muitas pessoas entendam como é esta realidade.”

Outras novidades incluem Carmen Arrufat (“Todos Mentem”), Álvaro de Juana (“HIT”) e os estreantes Ana Bokesa e Álex Pastrana (“Bem-Vindo ao Éden”). Eles se juntam aos “novatos” do quinto ano, como o brasileiro André Lamoglia (“Juacas”) e a argentina Valentina Zenere (“Sou Luna”).

A 6ª temporada de “Elite” já pode ser vista na Netflix. Assista ao trailer abaixo.