Luiz Fernando Guimarães detalha luta contra alcoolismo em autobiografia

O comediante Luiz Fernando Guimarães está lançando sua autobiografia, “Eu Sou uma Série de 11 Capítulos”, em que relata sua longa luta contra as drogas. O astro que divertiu o Brasil em […]

O comediante Luiz Fernando Guimarães está lançando sua autobiografia, “Eu Sou uma Série de 11 Capítulos”, em que relata sua longa luta contra as drogas.

O astro que divertiu o Brasil em “Os Normais”, “Minha Nada Mole Vida” e várias outras produções calcula ter perdido três anos da sua existência – e quatro carros – por conta do alcoolismo. A bebida o separou de amigos e o deixou com “uma vida abandonada”. Ele passou até por uma internação forçada em uma clínica, sem que conseguisse parar de beber.

A solução foi demorada e veio com a ajuda de muita terapia, mas ele diz ter conseguido controlar sua doença, que considera hereditária.

“Bebia para me sentir extrovertido. Foi o meu atual terapeuta que me ajudou a sair do poço. A gente sempre precisa de um reforço, de um Corpo de Bombeiros, de uma ambulância emocional. Quando a gente está no fundo do problema, não vê nada, porque é muita parede. Fica procurando salvação, mas não tem um caminho”, contou em entrevista ao jornal O Globo.

A luta do ator de 72 anos contra o alcoolismo é apenas um dos temas abordados em “Eu Sou uma Série de 11 Capítulos”. Nas páginas da publicação da Globo Livros, ele também trata de sua descoberta do teatro, seu relacionamento de 25 anos com o marido, Adriano, e a emoção de virar pai ao adotar duas crianças, além de histórias de seus muitos amigos famosos. Relata “viagens psicodélicas” com Ney Matogrosso, festas com Evandro Mesquita e conversas no WhatsApp com Fernanda Montenegro, por exemplo.

“Fernandona é tão divertida, no Whats ela fala ao mesmo tempo que pensa. Às vezes, eu mesmo não acredito que é ela falando ali. Eu mostro para os meus amigos: ‘Não pode ser!’. Ela me diz: ‘Aqui é Fernanda mesmo… a Mãe'”, contou ele.

Atualmente em pré-venda, o livro só será lançado em 24 de novembro.