A estreia do Brasil na Copa do Mundo 2022 foi comemorada com uma grande vitória de audiência da Globo. A emissora goleou a concorrência, atingindo uma média de 50 pontos de audiência no Rio, com picos de 53 em São Paulo, segundo dados da Kantar Ibope.
Isto representa cerca de 77% da sintonia de todas as televisões ligadas do país. Trata-se de uma marca história, que lembra o auge da emissora, antes da chegada da TV a cabo, quando finais de novelas das décadas de 1970 e 1980 mobilizavam todo o Brasil.
Para se ter uma base de comparação, o último capítulo de “Pantanal”, exibido no começo de outubro, teve média de 34 pontos.
Outra audiência forte da Globo nos últimos tempos foi na final da Copa do Brasil em outubro, quando o jogo entre Flamengo e Corinthians teve média de 36 pontos, com picos de 41.
A última vez que a Globo superou os 50 pontos de audiência foi há quatro anos, na última Copa do Mundo, realizada na Rússia, quando Brasil jogou contra a Bélgica nas quartas de final. Aquele jogo pontuou 55 de média e teve 58 de pico.
Resta saber se esta média será superado com os próximos jogos.
O Brasil pega a seleção da Suíça na segunda-feira (28/11), às 11h (horário de Brasília).