Estreias: 10 séries para retomar ou descobrir em streaming

A programação da semana traz novas temporadas de séries aguardadas, novas produções e até a disponibilização de uma série clássica inédita em streaming. Confira abaixo 10 sugestões, voltadas a diferentes públicos, que […]

Divulgação/Netflix

A programação da semana traz novas temporadas de séries aguardadas, novas produções e até a disponibilização de uma série clássica inédita em streaming. Confira abaixo 10 sugestões, voltadas a diferentes públicos, que se destacam na avalanche de lançamentos do período.

 

| THE CROWN 5 | NETFLIX

 

A 5ª temporada de “The Crown” chega ao streaming acompanhada de acusações de sensacionalismo. Mas na prática não explora as polêmicas verídicas desse período da monarquia, marcado pela infidelidade do Príncipe Charles, que levou ao fim de seu casamento com a Princesa Diana, além de ignorar completamente as ligações criminosas do Príncipe Andrew com pedófilos e traficantes (hoje) condenados. Em vez disso, valoriza mais uma vez a devoção da Rainha Elizabeth II, como tem feito desde seu primeiro capítulo, e apresenta um retrato bastante positivo do atual Rei Charles como um nobre progressista.

Os novos episódios se concentram na crise criada pela indiscrição de Charles, que teve uma bizarra conversa íntima com a amante – e atual rainha consorte Camilla Parker Bowles – vazada para a imprensa, bem como no comportamento de Diana, que estimularia a impressão de ser vista como outsider na família real.

A nova fase também marca uma mudança completa no elenco, com Imelda Staunton (a Dolores Umbridge da saga “Harry Potter”) assumindo o protagonismo como última intérprete da rainha Elizabeth II, após Claire Foy (nos dois primeiros anos) e Olivia Colman (3ª e 4ª temporadas).

O resto do elenco também foi alterado para refletir a passagem do tempo, trazendo Jonathan Pryce (“Game of Thrones”) como o príncipe Philip, Lesley Manville (de “Trama Fantasma”) como a princesa Margaret, Dominic West (“The Affair”) como o príncipe Charles, Elizabeth Debicki (“Tenet”) como a princesa Diana, Olivia Williams (“Meu Pai”) como Camilla Parker Bowles, Claudia Harrison (“Humans”) como a Princesa Anne, Jonny Lee Miller (“Elementary”) como o primeiro ministro John Major e Khalid Abdalla (“O Caçador de Pipas”) como Dodi Al-Fayed.

 

| WARRIOR NUN 2 | NETFLIX

 

A ordem das noviças rebeldes retoma sua luta contra o anjo do mal e suas criaturas das trevas em novos capítulos concebidos por Simon Barry, responsável pela cultuada série sci-fi canadense “Continuum” e a menos incensada “Ghost Wars”.

Baseada nos quadrinhos “Warrior Nun Areala”, de Ben Dunn, publicados desde 1994 em estilo mangá, a atração virou febre quando foi lançada pela Netflix há dois anos. A pandemia, porém, adiou os planos de produção do segundo ano, criando um longo hiato entre os episódios.

Além de lutas marciais muito bem coreografadas e uma trama cheia de reviravoltas, a série também reúne um grupo promissor de atrizes europeias e americanas, como a portuguesa Alba Baptista (de “Linhas de Sangue”) em seu primeiro papel em inglês, Toya Turner (vista em “Chicago Med”), Lorena Andrea (“House on Elm Lake”), a estreante Kristina Tonteri-Young (que rouba as cenas com seu kung fu) e a mais experiente Olivia Delcán (da série espanhola “Vis a Vis”), nos papéis das jovens freiras guerreiras.

O elenco ainda inclui o português Joaquim de Almeida (“Velozes e Furiosos 5”), a holandesa Thekla Reuten (“Operação Red Sparrow”), o francês Tristán Ulloa (“O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio”), a italiana Sylvia De Fanti (“Medici: Mestres de Florença”) e o inglês William Miller (o vilão McCreary em “The 100”), numa produção que é gravada em cenários deslumbrantes da Espanha.

 

| MYTHIC QUEST 3 | APPLE TV+

 

Uma das melhores sitcoms da atualidade também é das menos incensadas. Semelhante a “The Office” e “Brooklyn Nine-Nine”, a série é uma comédia de local de trabalho, que acompanha o proprietário de uma empresa bem-sucedida de videogame e sua equipe problemática, enquanto lutam para manter o sucesso de seu jogo principal.

O criador da série, Rob McElhnney (“It’s Always Sunny in Philadelphia”), vive o proprietário em eterno embate com a personagem de Charlotte Nicdao (“Content”). O ótimo elenco também inclui F. Murray Abraham (“The White Lotus”), Danny Pudi (“Community”), Imani Hakim (“Todo Mundo Odeia o Chris”), Jessie Ennis (“Alma da Festa”), David Hornsby (“Good Girls”), Naomi Ekperigin (“De Férias da Família”), Caitlin McGee (“Home Economics”) e a atriz de videogames Ashly Burch (“Critical Role”), além do fortão Joe Manganiello (“Magic Mike”), que entrou no elenco nesta 3ª temporada.

 

| CATARINA, A GRANDE | GLOBOPLAY

 

A minissérie britânica traz a atriz Helen Mirren (“A Rainha”) no papel-título. Especialista em interpretar rainhas, ela dá vida na produção à imperatriz Catarina da Rússia, uma das mulheres mais poderosas da História. A trama explora tanto a expansão do império russo no século 18 quanto a vida amorosa da monarca em sua fase mais madura, com destaque para seu caso com Grigori Potemkin, vivido na produção por Jason Clarke (“Cemitério Maldito”). Vale lembrar que a juventude de Catarina está sendo coberta por outra série, “The Great”, estrelada por Elle Fanning numa chave cômica.

A produção volta a reunir Mirren com o roteirista Nigel Williams, autor da minissérie “Elizabeth I”, que rendeu o Emmy para a atriz em 2006. A direção está a cargo de Philip Martin (da série “The Crown”).

 

| MULHERES DO MOVIMENTO | GLOBOPLAY

 

Baseado em fatos reais, a minissérie dramatiza a história de Emmett Till, adolescente negro de 14 anos, que em 1955 viajou de sua casa em Chicago para visitar familiares no Mississippi. Acostumado com a cidade grande, ele não sabe que os negros do Sul não podem interagir com mulheres brancas e acaba morto por isso. Os assassinos são presos e julgados, mas o júri branco se recusa a condená-los. Revoltada com essa Justiça racista, sua mãe se torna uma poderosa voz de protesto social nos EUA, levantando ativistas em todo o país.

Criada por Marissa Jo Cerar (roteirista de “The Handmaid’s Tale”), a atração tem direção de Gina Prince-Bythewood (“A Mulher Rei”), que também produz os episódios em parceria com o rapper Jay-Z e o astro Will Smith (“King Richard: Criando Campeãs”). Já o elenco destaca Adrienne Warren (de “A Mulher Rei”) como Mamie Till-Mobley e o jovem Cedric Joe (“Space Jam: Um Novo Legado”) na pele de Emmett Till.

Vale apontar que esta mesma história está sendo levada aos cinemas no filme “Till”, de Chinonye Chukwu (“Clemência”), com estreia prevista para janeiro nos EUA.

 

| VIDA DE CASAL | AMAZON PRIME VIDEO

 

A comédia traz o apresentador James Corden (“A Festa de Formatura”) e a atriz Sally Hawkins (“A Forma da Água”) como irmãos. Corden vive um chef que descobre segredos chocantes sobre sua esposa grávida (Melia Kreiling, de “Salvation”) e procura respostas com a ajuda de seu cunhado (Colin Morgan, de “Humans”). Mas nisso se depara com os problemas do casamento de sua irmã.

Os seis episódios são escritos por Jez Butterworth (roteirista de “Ford vs. Ferrari”), produzidos por James Richardson (“Britannia”) e dirigidos por Stephanie Laing (“Perfeita pra Você”).

 

| A TAÇA É NUESTRA | STAR+

 

Em clima de Copa do Mundo, a série apresenta a história de um torcedor argentino (Joaquín Furriel, de “Vosso Reino”), que após investir todas as suas economias para viajar com seu filho para a Copa do Mundo, vê a seleção argentina ser desclassificada por uma sanção nas eliminatórias. Revoltado, ele resolve reunir um grupo prestes a perder seus empregos para fazer justiça com as próprias mãos, dando início a um plano mirabolante para roubar o troféu oficial da FIFA, em sua turnê promocional pela Argentina, e assim defender a honra do país.

Criada por Gabriel Nicoli (“El Grito de las Mariposas”), a produção conta com a participação de conhecidos craques da seleção argentina, como Sergio Goycochea, Oscar Ruggeri e Maximiliano Rodriguez, além de cronistas esportivos e atores como Benjamín Amadeo (“Entre Laços”), Carla Quevedo (“O Segredo dos Seus Olhos”) e Javier Gómez (“Luis Miguel: A Série”).

 

| NO MUNDO DA LUNA | HBO MAX

 

A nova comédia brasileira é uma sitcom jornalística com um toque sobrenatural, que traz Marina Moschen (“Deus Salve o Rei”) em seu primeiro papel como protagonista. Ela interpreta a Luna do título, uma jornalista recém-formado que vem de uma família cigana. Para conseguir seu primeiro emprego e entrar na profissão, a jovem acaba aceitando fazer a sessão de horóscopo de um portal de notícias, usando cartas do baralho de sua família. Só que as cartas, com séculos de História, começam a falar com ela. Literalmente.

A atração adapta o livro homônimo de Carina Rissi (autora do filme “Procura-se”) e conta com direção geral de Roberto d’Ávila (“Eliana em O Segredo dos Golfinhos”). A estreia acontece no domingo (13/11).

 

| THE KINGDOM | MUBI

 

A plataforma MUBI está disponibilizando as duas primeiras temporadas da série clássica de terror, iniciada na década de 1990 pelo cineasta Lars von Trier (“Ninfomaníaca”), antes de lançar a nova leva da produção, que foi retomada neste ano pelo diretor. Além de produzir, Von Trier assina a maioria dos roteiros e direção dos episódios.

“The Kingdom” é ambientada em um hospital construído em cima das antigas lagoas de branqueamento (cheias de químicas da indústria têxtil) em Copenhague, onde o mal se enraizou. As primeiras temporadas foram exibidas em 1994 e 1997, e acompanharam os médicos se convencendo, por meio de eventos estranhos e inexplicáveis, de que o lugar era assombrado.

A 3ª temporada vai chegar em 27 de novembro, trazendo respostas para as questões não resolvidas da série, além de apresentar um esforço final para impedir o hospital de se transformar em ruínas.

 

| ZOOTOPIA+ | DISNEY+

 

A série animada traz seis episódios curtos centrados nos personagens do longa de 2016. Nos moldes de uma antologia, cada episódio apresenta diferentes membros da sociedade dos animais, como os talentosos tigres dançarinos, a popstar Gazelle, a dupla Flecha e Priscilla, que são as preguiças que trabalham no Departamento de Trânsito, a família da policial Judy Hopps e Fru Fru, filha do Mr. Big, líder dos musaranhos do crime organizado de Zootopia.

O elenco de dubladores é o mesmo do filme, incluindo Ginnifer Goodwin como Judy Hopp, Kristen Bell como Priscilla, Idris Elba como o Chefe Bogo da polícia, Maurice LaMarche como Mr. Big e a cantora colombiana Shakira como Gazelle.

Vale lembrar que a produção original arrecadou US$ 1,02 bilhão nas bilheterias e venceu o Oscar de Melhor Animação em 2017.