Disney adquire direitos da Copa do Mundo para a Star+

A Disney fechou um contrato com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ter direito de exibir os melhores momentos dos 64 jogos da Copa do Mundo de Futebol do Catar na […]

Divulgação/Welbeck Publishing

A Disney fechou um contrato com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ter direito de exibir os melhores momentos dos 64 jogos da Copa do Mundo de Futebol do Catar na plataforma de streaming Star+. Com isso, a empresa americana acaba com a exclusividade da Globo, que também exibirá compactos das partidas na Globoplay.

Os melhores momentos estarão disponíveis poucos minutos após o término das partidas.

Para a Disney, a estratégia é fazer com que a Star+ passe a ser conhecida também como “canal de esportes”. Nos EUA, a Disney mantém seu streaming de transmissões esportivas, ESPN+, separado das plataformas de conteúdo pré-gravado. Mas isso não acontece no exterior, onde a Star+ e/ou a Disney+ são os únicos serviços disponibilizados.

Assim, narradores e funcionários da ESPN estão sendo mobilizados para os compactos da Star+, que contarão ainda com comentários de ex-atletas famosos, como Zé Elias, Luís Fabiano, Silas, Amoroso, Djalminha, Fernando Prass e Fábio Luciano, craques que já vestiram a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira.

Além disso, a Disney contará com a cobertura da ESPN, que enviou 20 jornalistas para o Catar – entre eles, estão Gustavo Hofman e Mauro Naves – , mesmo sem direito de exibir os jogos ao vivo.

O contrato só foi possível porque, em 2021, a Globo abriu mão da exclusividade em mídias digitais de seu contrato com a Fifa para a Copa do Mundo, visando economizar nos pagamentos pelos direitos. Mas isso permitiu à entidade que organiza a Copa do Mundo colocar o torneio em diversas plataformas. Além do negócio com a Disney, o streamer Casimiro vai exibir 22 jogos ao vivo do torneio.