Cinematógrafa morta no set de “Rust” vai ganhar documentário

A cinematógrafa Halyna Hutchins, que morreu de maneira trágica no set do western “Rust” após o ator Alec Baldwin disparar uma arma que deveria conter balas de festim, vai ganhar um documentário. […]

Instagram/Halyna Hutchins

A cinematógrafa Halyna Hutchins, que morreu de maneira trágica no set do western “Rust” após o ator Alec Baldwin disparar uma arma que deveria conter balas de festim, vai ganhar um documentário.

Com direção de Rachel Mason (“Atrás da Estante”), o documentário terá acesso exclusivo aos arquivos pessoais e profissionais de Hutchins para pintar um retrato de sua jornada desde a juventude, quando viveu em uma remota base naval soviética, passando por Kiev, na Ucrânia, até se tornar uma diretora de fotografia independente bastante requisitada.

O filme também vai examinar as circunstâncias envolvendo sua morte no set de “Rust” e a jornada emocional dos envolvidos naquele filme.

O caso aconteceu em outubro de 2021, quando Baldwin disparou uma arma que lhe disseram ser “fria” (sem balas), mas que na verdade continha pelo menos uma munição real. O tiro também atingiu o diretor Joel Souza.

A produção de “Rust” foi interrompida após a morte de Hutchins. Alguns meses depois, a família dela entrou com um processo por homicídio culposo.

O processo foi encerrado por meio de um acordo feito entre a família da vítima e os produtores de “Rust” – incluindo Baldwin. Como parte desse acordo, Matt Hutchins, viúvo de Halyna, passou a ser produtor executivo do filme, que deverá ser finalizado em homenagem à ela.

A expectativa é que “Rust” volte a ser filmado em janeiro.

“Halyna estava prestes a deixar uma marca duradoura no cinema”, disse a diretora Rachel Mason ao site Deadline. “Como cineasta, eu queria fazer filmes com ela. Nunca poderia imaginar que faria um filme sobre ela. O mundo perdeu uma grande artista, mas eu perdi uma amiga. O fato de seu brilhantismo como artista ter sido instantaneamente ofuscado pelas circunstâncias em torno de sua morte me dói profundamente. Este filme nos dá a oportunidade de compartilhar sua humanidade e talento com o mundo e vivenciar a jornada de seus colaboradores trabalhando para completar seu último trabalho criativo. Halyna estava destinada à grandeza, e ainda está.”

“Halyna e eu trabalhamos na mesma indústria e compartilhamos a paixão por contar histórias, mas o que nos uniu como amigas foi a maternidade”, disse Julee Metz, produtora do documentário. “Nossas famílias se tornaram incrivelmente próximas ao longo dos anos e quando o inimaginável aconteceu, eu sabia que precisava prestar homenagem a Halyna contando sua incrível história da maneira mais completa possível.”

Ainda sem nome, o documentário sobre Halyna Hutchins também contará com produção de Matt Hutchins e ainda não tem previsão de estreia.

Apesar de processo aberto pela família Hutchins ter sido encerrado, as polêmicas envolvendo a produção do filme estão longe de terminar. Recentemente, Alec Baldwin decidiu abrir um processo contra os membros da equipe que, segundo ele, seriam os responsáveis por entregar em suas mãos a arma carregada. A ação nomeia a armeira Hannah Gutierrez-Reed, a cenógrafa Sarah Zachry, o fornecedor de munições Seth Kenney e o assistente de direção Dave Halls, que deu o revólver nas mãos do ator em 21 de outubro do ano passado.