O ator Chris Hemsworth (“Thor: Amor e Trovão”) anunciou que fará uma pausa na sua carreira para passar mais tempo com a esposa e os filhos. O anúncio do hiato veio após a revelação, feita durante as gravações da série documental “Limitless”, de que ele tem uma predisposição genética para a doença Alzheimer.
A descoberta dessa predisposição genética foi o ápice em uma série de situações que obrigaram o ator a enfrentar “a realidade” de sua própria mortalidade. “Isso realmente desencadeou algo em mim para querer tirar uma folga. E desde que terminamos a série, tenho completado as coisas para as quais já fui contratado”, revelou Hemsworth em entrevista à revista Vanity Fair. “Agora, quando eu terminar esta turnê [de imprensa] esta semana, irei para casa e terei um bom tempo livre e apenas simplificarei. Vou ficar com as crianças, ficar com minha esposa.”
A revelação da condição médica de Hemsworth foi feita no quinto episódio de “Limitless”, que estreou na íntegra na última quarta (16/11) na plataforma de streaming Disney+.
As especificidades do diagnóstico indicam que Hemsworth possui duas cópias do gene APOE4, uma de sua mãe e outra de seu pai. Segundo estudos, esse gene é associado a um risco aumentado da doença Alzheimer. Uma em cada quatro pessoas carrega uma única cópia do gene, mas apenas 2% a 3% da população mundial tem ambos, de acordo com um estudo de 2021 do National Institutes of Health.
Hemsworth revelou que tem avô afetado pela doença, que afeta progressivamente a memória.
Mas ele fez questão de enfatizar que não recebeu “um diagnóstico duro” de Alzheimer, mesmo que a dupla ocorrência de APOE4 seja de fato um “motivo de preocupação”. Ele sabe que agora tem de 8 a 10 vezes mais chances de desenvolver a doença.
Hemsworth também revelou que a Disney discutiu a ideia de omitir seu diagnóstico de “Limitless”, mas ele insistiu que a informação ficasse na série. “Olha, se isso é um fator motivador para que as pessoas se cuidem melhor e também entendam que existem passos que podem ser dados – então fantástico”, comentou ele. “Minha preocupação era que eu simplesmente não queria manipular e dramatizar demais a informação, e transformar em algum tipo de empatia piegas ou qualquer outra coisa para entretenimento.”
O intérprete de Thor também esclareceu que “não é como se eu estivesse anunciando a minha aposentadoria”. Ele disse que vai aproveitar para tomar “medidas preventivas” concretas, sendo ainda mais consciente em relação ao seu sono, seu condicionamento físico, sua nutrição e seus níveis de estresse para minimizar o potencial de um dia desenvolver a doença.
“Para mim, o lado positivo [da descoberta] foi tipo, ‘Certo, se eu não soubesse dessa informação [do Alzheimer], não teria feito as mudanças que fiz’”, disse o ator. “Eu simplesmente não sabia de nada disso, então agora me sinto grato por ter em meu arsenal o tipo de ferramentas necessárias para me preparar melhor e evitar que as coisas aconteçam dessa maneira.”
A série “Limitless” foi criada pelo cineasta Darren Aronofsky (“Mãe!”) e examina novas pesquisas científicas que estão superando a sabedoria convencional sobre os limites do corpo humano, oferecendo revelações fascinantes sobre como todos desbloquear os superpoderes do corpo para combater doenças, ter um melhor desempenho e até mesmo reverter o processo de envelhecimento. Esta ciência é testada por Hemsworth que, apesar de estar no auge da sua condição física, embarca em uma missão pessoal para aprender a como estender a saúde, a força e o intelecto ainda mais.
Chris Hemsworth será visto a seguir no filme “Extraction 2”, continuação de “Resgate” (2020), e “Furiosa”, derivado de “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015). Os filmes, que já terminaram as suas filmagens, tem estreias previstas para 2023 e 2024, respectivamente.