Casa do filme “Os Goonies” é colocada à venda

A antiga casa em estilo vitoriano vista no filme clássico “Os Goonies” (1985) foi colocada à venda. Localizada na cidade de Astoria, no estado americano do Oregon, após ser vendida casa deve […]

Divulgação/Zillow

A antiga casa em estilo vitoriano vista no filme clássico “Os Goonies” (1985) foi colocada à venda. Localizada na cidade de Astoria, no estado americano do Oregon, após ser vendida casa deve se tornar um ponto turístico aberto ao público.

“Temos algumas pessoas interessadas no momento”, disse o corretor de imóveis Jordan Miller, ao site da revista The Hollywood Reporter. “Parece ser a intenção de todos poder abrir um pouco mais a casa e dar mais acesso [ao público].”

A casa foi construída em 1896 e tem vista para o rio Columbia. Ela foi listada com um preço inicial de US$ 1,7 milhão no site da imobiliária Zillow, onde é descrita como “totalmente carregada de história, nostalgia e nível icônico de fama”.

Desde que o filme chegou aos cinemas em 1985, os fãs começaram a visitar com frequência a região onde fica a casa no porto histórico de Astoria. A cidade até comemora o “Goonies Day” todo o dia 7 de junho, data de lançamento do filme, e recebe milhares de pessoas para o evento.

A proprietária do imóvel, Sandi Preston, era conhecida por receber bem os visitantes. Mas ela morava na casa em tempo integral, e as multidões constantes as vezes geravam muita tensão, o que a levava a eventualmente fechar a casa para o público.

Depois que o 30º aniversário do filme atraiu cerca de 1.500 visitantes diários em 2015, Preston espalhou placas de “proibido invadir” em seu quintal, com o intuito de impedir turistas de caminharem pela sua propriedade. Passado o período mais tumultuado, ela voltou a receber os fãs em agosto.

As autoridades municipais, que restringiram o estacionamento na área, estavam tentando mediar as tensões entre os moradores e os fãs há algum tempo.

“Embora a proprietária deste local de ‘Os Goonies’ seja uma fã do filme e goste de conversar com os visitantes que viajam até Astoria para ver as locações do filme, como você pode imaginar, fica difícil ter centenas de pessoas lotando seu espaço pessoal todo dia”, escreveu a Câmara de Comércio de Astoria-Warrenton em agosto, em uma página do Facebook que eles administram chamada “Goonies Day em Astoria, Oregon”.

O problema talvez seja resolvido com a venda, visto que os potenciais compradores não pretendem manter a casa como residência. Segundo Miller, o que atraiu o interesse dessas pessoas foi a possibilidade de “torná-la sua paixão”.

“É uma compra divertida”, disse Miller. “Quem comprar a casa terá um fluxo relativamente constante de pessoas extremamente felizes querendo realizar seus sonhos de infância.”

Dirigido por Richard Donner, “Os Goonies” conta a história de um grupo de jovens que descobre um antigo mapa e se aventura para encontrar o tesouro escondido por um pirata. O filme foi um sucesso imenso e popularizou uma geração de astros infantis que é famosa até hoje, inclusive nos filmes do Senhor dos Anéis (o ator Sean Astin) e dos Vingadores (Josh Brolin).

Assista abaixo ao trailer do filme.