Ziraldo celebra 90 anos com série do “Menino Maluquinho” e vários projetos

A série animada do “Menino Maluquinho”, lançamento desta quarta (12/10) na Netflix, pretende abrir o caminho para novas adaptações da obra de Ziraldo, que está completando 90 anos de idade no dia […]

Instagram/Ziraldo Produções

A série animada do “Menino Maluquinho”, lançamento desta quarta (12/10) na Netflix, pretende abrir o caminho para novas adaptações da obra de Ziraldo, que está completando 90 anos de idade no dia 24. Ao todo, o escritor e desenhista tem mais 7 décadas de carreira e 8 milhões de exemplares vendidos, mas seu material foi pouco adaptado para outras mídias.

“Ziraldo criou um traço que tem uma identidade brasileira, reconhecida internacionalmente”, disse Carina Schulze, showrunner da série, em entrevista ao jornal O Globo. “Os pais têm a memória afetiva, e as crianças de hoje em dia vão achar legal pelo ritmo alucinante.”

“O Menino Maluquinho” foi originalmente um livro infantil de mesmo nome publicado em 1980, que se tornou um fenômeno de vendas e inspirou o lançamento de histórias em quadrinhos do personagem, publicadas pelas editoras Abril e Globo de 1989 até 2007.

As histórias giram em torno de uma criança alegre e sapeca – ou, como descreve o primeiro parágrafo do livro original, “um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. Cheio de imaginação, o personagem adora aprontar e viver aventuras com os amigos, e diferencia-se por usar um panelão na cabeça, como se fosse um capacete ou chapéu.

A ideia é, no futuro, explorar os personagens de Ziraldo da maneira similar ao que está fazendo a Maurício de Sousa Produções, cujos personagens da “Turma da Mônica” já ganharam dois longas-metragens e uma série, e já tem encaminhados uma série derivada (focada no Chico Bento) e uma animação (do Astronauta).

“‘O Menino Maluquinho’ é um dos headliners do universo de Ziraldo, junto com ‘Flicts’ e ‘A Turma do Pererê'”, disse Claudio Rocha Miranda, enteado do cartunista e responsável pela nova estratégia de licenciamentos de seus personagens. “Mas o principal de tudo é a mensagem passada por Ziraldo em sua longa carreira, que chancela tudo isso. Ele é o próprio protagonista, com seus valores sociais, ambientais e de cidadania.”

A série do “Menino Maluquinho” apresenta algumas mudanças que reforçam essa mensagem. A personagem Julieta, por exemplo, agora é uma menina negra. Segundo o produtor Rodrigo Olaio, a mudança foi feita com o intuito de atualizar a obra do escritor. “Ziraldo gostou muito da ideia”, contou Schulze à Folha de São Paulo. “Não teve grandes discussões. Trouxemos mais ritmo, comédia e diversidade para fazer uma série com a cara de 2022.”

Antes da série da Netflix, “O Menino Maluquinho” já tinha ganhado duas adaptações live-action para o cinema. A série animada ficou a cargo de Carina Schulze e Arnaldo Branco (ambos de “Juacas”), com direção de Beto Gomez (“Oswaldo”) e Michele Massagli (“Clube da Anittinha”).

Além do lançamento da série, o Instituto Ziraldo, criado em 2019 para preservar seu legado artístico, está organizando a exposição “Mundo Zira — Ziraldo Interativo”, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. O projeto promete uma experiência imersiva na obra de Ziraldo Alves Pinto, em homenagem a seus 90 anos.

E para completar as comemorações, a editora de Ziraldo vai relançar algumas de suas obras clássicas e publicar novos livros em homenagem ao artista.

Assista abaixo ao trailer da série do “Menino Maluquinho”.