“Thriller”, icônico disco de Michael Jackson, vai ganhar documentário

A história do álbum “Thriller”, de Michael Jackson, vai ser contada num documentário. Ainda sem título, o projeto será dirigido por Nelson George (“A Ballerina’s Tale”), conhecido historiador musical, jornalista e documentarista. […]

Divulgação/Sony Music Entertainment

A história do álbum “Thriller”, de Michael Jackson, vai ser contada num documentário. Ainda sem título, o projeto será dirigido por Nelson George (“A Ballerina’s Tale”), conhecido historiador musical, jornalista e documentarista.

Um dos discos mais vendidos de todos os tempos, “Thriller” vendeu 34 milhões de cópias só nos EUA e mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. Também venceu oito prêmios Grammy e rendeu sete singles no top 10. Além da faixa-título, o álbum de 1982 ainda conta com sucessos como “Billie Jean”, “Wanna Be Startin’ Something”, “Human Nature”, e “The Girl Is Mine”, um dueto com Paul McCartney.

Segundo comunicado oficial, o documentário vai “levar os fãs de volta no tempo para a produção do álbum recordista e do lançamento dos curtas-metragens revolucionários que redefiniram o formato do videoclipe e cativaram o público globalmente. ‘Billie Jean’ continua sendo a música de Michael Jackson mais ouvida e ‘Thriller’ é o único videoclipe que foi introduzido na elite do Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso.”

A nota informa que o filme será composto por “filmagens nunca antes vistas e entrevistas sinceras”, narrando “o ponto na carreira de Jackson que lançou o cantor ao estrelato e criou um fenômeno da cultura pop que continua a influenciar até hoje os mundos da música, televisão, dança, moda e muito mais.”

“O lançamento de ‘Thriller’ redefiniu Michael Jackson, levando-o de estrela adolescente a estrela adulta, que compôs músicas memoráveis, cantou lindamente e alcançou o mais alto nível de performance no palco”, disse o diretor.

“’Beat It’ foi um novo tipo de híbrido pop-rock e demoliu a antiga segregação entre música negra e branca com a guitarra incendiária de Eddie Van Halen”, observou. “Em ‘The Girl Is Mine’, um homem negro e um homem branco brincavam sobre querer a mesma garota. E quando a MTV, que programava quase exclusivamente artistas brancos de rock, recusou-se a exibir o vídeo de ‘Billie Jean’, a pressão foi tanta que o muro caiu, a audiência da MTV disparou e a porta foi escancarada para uma geração de artistas afro-americanos.”

“O álbum, e os clipes que ele inspirou, criaram um novo modelo para casar música e imagem. Foi um privilégio explorar este álbum extraordinário e revisitar sua magia”, completou George.

O projeto está sendo desenvolvido pelos administradores do espólio de Michael Jackson em parceria com a Sony Music Entertainment. Este será o terceiro documentário musical focado em um disco de Michael Jackson. Os anteriores foram “Bad 25” (2012) e “Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall” (2016), ambos dirigidos por Spike Lee. Além desses, também há o famoso “This Is It” (2009), sobre os ensaios do artista para a turnê que ele morreu antes de realizar, dirigido por Kenny Ortega.

O novo projeto ainda não tem previsão de estreia.

Assista abaixo aos dois clipes mais famosos de “Thriller”.