Suspeita de ataque hacker abala programação da Record TV

Hackers teriam invadido o sistema integrado de arquivos da Record TV na manhã deste sábado (8/10). Mas a Record ainda não fez um pronunciamento oficial. O ataque afetou o programa “Fala Brasil”, […]

Divulgação/Record TV

Hackers teriam invadido o sistema integrado de arquivos da Record TV na manhã deste sábado (8/10). Mas a Record ainda não fez um pronunciamento oficial.

O ataque afetou o programa “Fala Brasil”, que estava no ar quando o sistema foi invadido, por volta das 9h. A exibição foi bruscamente interrompida, com o canal recorrendo à reprise de um episódio de “Todo Mundo Odeia o Chris”, normalmente transmitida nas manhãs de domingo, como “tapa-buraco”.

A programação ao vivo da emissora chegou a ser suspensa em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Todo o acervo de reportagens, memória e quadros da emissora teriam sido “sequestrados” por um grupo desconhecido, que está impedindo a utilização dos vídeos nas produções de jornalismo e programas de entretenimento com quadros pré-gravados.

Em São Paulo, a internet da redação também foi derrubada e os profissionais que estavam trabalhando de plantão na manhã deste sábado também teriam sido dispensados “para não gerar desespero”.

Tudo indica que se trata de um ataque de ransomware, em que hackers somem com o conteúdo ou seu acesso em troca do pagamento de um resgate.

Em junho do ano passado, a JBS também teve seu sistema invadido e precisou pagar quase R$ 60 milhões para recuperá-lo.

Matérias que seriam exibidas hoje no “Cidade Alerta” estão entre as “reféns. As equipes correm para cobrir os “buracos” na programação.

A exibição da programação ao vivo da emissora também não está funcionando pelo aplicativo Playplus.

Por outro lado, a transmissão de “A Fazenda” pelo streaming não foi afetada.

O site R7 também segue ileso até o momento.