“Rust” voltará a ser rodado após acordo com família de cinematógrafa morta no set

A família de Halyna Hutchins, diretora de fotografia morta em um acidente no set do western “Rust”, chegou a um acordo judicial com os produtores do filme, incluindo o ator Alec Baldwin, […]

Instagram/Alec Baldwin

A família de Halyna Hutchins, diretora de fotografia morta em um acidente no set do western “Rust”, chegou a um acordo judicial com os produtores do filme, incluindo o ator Alec Baldwin, responsável pelo tiro que tirou a vida da profissional. De acordo com o comunicado oficial, o filme voltará a ser rodado em janeiro.

“Chegamos a um acordo, sujeito à aprovação do tribunal, para nosso caso de homicídio culposo contra os produtores de ‘Rust’, incluindo Alec Baldwin e Rust Movie Productions, LLC. Como parte desse acordo, nosso caso será arquivado”, disse Matthew Hutchins, marido de Halyna Hutchins. Parte desse acordo dará a Matthew Hutchins o cargo de produtor executivo no filme.

“Não tenho interesse em me envolver em recriminações ou atribuição de culpa (aos produtores ou ao Sr. Baldwin)”, continuou ele. “Todos nós acreditamos que a morte de Halyna foi um acidente terrível. Sou grato que os produtores e a comunidade de entretenimento se uniram para homenagear o trabalho final de Halyna.”

A cinematógrafa Halyna Hutchins morreu em decorrência do ferimento causado por um tiro disparado por Alec Baldwin, após ele receber uma arma que supostamente estava “fria”, ou seja, continha apenas balas de festim. Porém, o revólver estava carregado com balas de verdade.

O próprio ator fez uma declaração sobre a retomada da produção. Em uma postagem no seu Instagram, ele escreveu que “temos o prazer de anunciar hoje o acordo do processo civil aberto em nome da família da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Ao longo desse difícil processo, todos mantiveram o desejo específico de fazer o que é melhor para o filho de Halyna. Agradecemos a todos que contribuíram para a resolução desta situação trágica e dolorosa.”

O diretor Joel Souza, que também ficou ferido quando a bala atingiu seu ombro, deu uma declaração sobre o filme. “Aqueles que tiveram a sorte de ter passado um tempo com Halyna sabiam que ela era extremamente talentosa, gentil, criativa e uma incrível fonte de energia positiva. Eu só gostaria que o mundo a conhecesse em circunstâncias diferentes, como certamente teria acontecido por meio de seu incrível trabalho.”

“Em minhas próprias tentativas de me curar, qualquer decisão de voltar para terminar de dirigir o filme só faria sentido para mim se fosse feito com o envolvimento de Matt e da família Hutchins”, continuou ele. “Embora certamente seja um sentimento agridoce, estou satisfeito que, juntos, nós vamos completar o que Halyna e eu começamos. Todos os meus esforços neste filme serão dedicados a honrar o legado de Halyna e deixá-la orgulhosa. É um privilégio ver isso em seu nome.”

Os promotores do Novo México ainda não se manifestaram em relação a essa decisão. Em agosto, a promotora distrital Mary Carmack-Altwies pediu ao estado US$ 635.500 em fundos de emergência para pagar por até quatro julgamentos criminais. O Conselho Estadual de Finanças aprovou metade desse valor em setembro.

A investigação criminal ainda está em andamento.