Roteiristas de “Coringa” e “Capitão América 4” vão escrever filme do “Spawn”

Os roteiristas Scott Silver (“Coringa”) e Malcolm Spellman (de “Falcão e o Soldado Invernal” e do vindouro “Capitão América 4”) vão escrever o filme do herói demoníaco “Spawn”, criado pelo quadrinista Todd […]

Divulgação/Image Comics

Os roteiristas Scott Silver (“Coringa”) e Malcolm Spellman (de “Falcão e o Soldado Invernal” e do vindouro “Capitão América 4”) vão escrever o filme do herói demoníaco “Spawn”, criado pelo quadrinista Todd McFarlane.

Em desenvolvimento desde 2017, pela produtora Blumhouse (mesma de “Corra!” e “Halloween”), o filme chegou a ter uma primeira versão do roteiro escrita pelo próprio McFarlane, que também estava sendo cotado para dirigir o filme. Mas agora aponta que a produção ficou profissional demais para ele estragar com seu amadorismo na função.

“Se temos um ator de primeira, produtores de primeira, escritores de primeira, então você vai querer diretores de primeira e diretores de fotografia de primeira”, disse McFarlane ao site The Hollywood Reporter. “Vamos manter esse ritmo.”

O “ator de primeira” mencionado por McFarlane é Jamie Foxx (“Dupla Jornada”), escalado em 2018 como protagonista do filme. Além dele, outro ator contratado foi Jeremy Renner (“Gavião Arqueiro”), que viveria o detetive Twitch Williams. Entretanto, com todos os atrasos de produção, a presença de Renner é incerta.

Tanto Silver quanto Spellman têm experiência com adaptações de personagens dos quadrinhos. “Coringa”, co-escrito por Silver, arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais e ainda rendeu a Joaquin Phoenix o Oscar de Melhor Ator. E Spellman, além de ter criado “Falcão e o Soldado Invernal”, também será o roteirista do próximo filme do “Capitão América”.

Os dois vão escrever o roteiro de “Spawn” em parceria com o novato Matt Mixon (responsável pelo documentário “Yesterday Was Everything”).

“O personagem Spawn de Todd McFarlane sempre foi um dos meus favoritos – um super-herói negro que não era bobagem, ele era legal e lidava com questões modernas”, disse Spellman em comunicado. “Eu, Matt Mixon e Scott Silver estamos comprometidos em honrar o que Todd começou e o que Spawn é em sua essência, entregando algo relevante e ousado e diferente de qualquer outro filme de super-heróis por aí.”

Criado por McFarlane em 1991, “Spawn” foi o maior sucesso da então recém-criada editora Image Comics, vendendo 1,7 milhão de exemplares do seu primeiro número.

A trama dos quadrinhos gira em torno de Al Simmons, um ex-agente de operações secretas da CIA que é traído e assassinado. Após sua morte, sua alma é enviada para o inferno, mas chama atenção de um demônio por todos os inocentes que ele matou. Assim, Simmons acaba fazendo um acordo, que lhe permite retornar ao plano terrestre. No entanto, cinco anos se passaram e sua esposa seguiu em frente, enquanto ele se tornou uma criatura desfigurada e superpoderosa do inferno, que é caçado por anjos e tem que lidar com outras ameaças, incluindo o Violator, outro demônio enviado à Terra para cultivar o mal e gerar mais soldados para o exército do inferno.

No auge de sua popularidade, “Spawn” gerou linhas de brinquedos, videogames e uma série de animação na HBO, além de um filme de 1997, estrelado por Michael Jai White. O filme original – único longa live action da carreira do diretor Mark A.Z. Dippé – foi um fracasso tanto de crítica (teve só 18% de aprovação no Rotten Tomatoes) quanto de público (rendeu apenas US$ 87,8 milhões nas bilheterias) e enterrou projetos de novas adaptações do personagem por mais de duas décadas.

O novo filme do “Spawn” ainda não tem previsão de estreia.

Assista ao trailer do primeiro filme.