Jules Bass, diretor de clássicos da animação stop-motion, como “A Festa do Monstro Maluco” (1967) e “Frosty: O Boneco de Neve” (1969), morreu nessa terça (25/10), numa casa de residência assistida em Rye, Nova York. Ele tinha 87 anos.
Além de diretor, Bass também trabalhou como produtor e compositor, e fez uma parceria de sucesso com Arthur Rankin Jr. (1924–2014), com quem desenvolveu sua carreira, produzindo especiais de TV em stop-motion que marcaram época.
Nascido em 16 de setembro de 1935, na Filadélfia, Bass frequentou a Universidade de Nova York e trabalhou em uma agência de publicidade antes de formar a parceria com Rankin, ex-diretor de arte do canal ABC. Os dois abriram uma produtora chamada Videocraft International (que mais tarde ficou conhecida como Rankin/Bass Productions).
Em uma entrevista em 2005, Rankin disse: “Nós meio que nos complementamos. Ele tinha certos talentos que eu não tinha, e eu tinha certos talentos que ele não tinha. Eu era basicamente um artista e um criador; ele era um criador e um escritor e um letrista”. A primeira produção da dupla foi a série de TV “As Novas Aventuras de Pinóquio”, que estreou em 1960. Eles criaram um total de 130 capítulos de cinco minutos.
Eles também produziram o especial “A Rena do Nariz Vermelho” (1964), baseado na canção popularizada por Gene Autry, que deu início a uma tradição de especiais animados de Natal, como “Frosty: O Boneco de Neve” (1969), que contou com as vozes dos comediantes Jackie Vernon e Jimmy Durante, e “A Verdadeira História de Papai Noel” (1970), dublado por ninguém menos que Fred Astaire.
Entre esses especiais, Bass lançou seus primeiros filmes no cinema, “No Mundo Encantado dos Sonhos” (1966), baseado em contos de fadas, e “A Festa do Monstro Maluco” (1967), comédia animada de terror cultuadíssima com dublagem do ícone Boris Karloff.
Os recursos de animação stop-motion utilizados na Rankin/Bass Productions foram desenvolvidos para animadores japoneses e envolviam um processo meticuloso, no qual milhares de fotos estáticas dos movimentos de seus personagens eram reunidas em 24 quadros por segundo, em um processo chamado de “Animagic”.
Bass e Rankin receberam uma indicação ao Emmy pelo especial “The Little Drummer Boy Book II” (1976) e venceram um prêmio Peabody pela sua versão animada de “O Hobbit” (1977). Eles também fizeram uma adaptação de outro livro de J.R.R. Tolkien, “O Retorno do Rei”, em 1980.
Seus outros projetos para a TV incluíram “The Ballad of Smokey the Bear” (1966), “The Wacky World of Mother Goose” (1967), “The Little Drummer Boy” (1968), “Here Comes Peter Cottontail” (1971), “O Ano sem Papai Noel” (1974), a série do grupo musical “Jackson 5” (exibida entre 1971 e 1972) e a popular série animada dos “Thundercats” (1985-1989).
Os últimos créditos de Bass como diretor foram no filme de animação “O Último Unicórnio” (1982) e nos especiais de TV “The Coneheads” (1983), “The Life & Adventures of Santa Claus” (1985) e “The Wind in the Willows” (1987).
Bass também escreveu diversos livros infantis. Um desses livros, “Headhunters”, foi adaptado no filme “Monte Carlo” (2011), estrelado por Selena Gomez.