Insatisfação com “Halloween – Ressurreição” fez Jamie Lee Curtis voltar à franquia

A atriz Jamie Lee Curtis revelou ter aceitado voltar à franquia “Halloween” porque estava insatisfeita com o final dado à personagem Laurie Strode nos filmes anteriores. A revelação foi feita pela própria […]

Divulgação/Universal Pictures

A atriz Jamie Lee Curtis revelou ter aceitado voltar à franquia “Halloween” porque estava insatisfeita com o final dado à personagem Laurie Strode nos filmes anteriores. A revelação foi feita pela própria atriz, durante a Comic Con de Nova York.

Na ocasião, Curtis lembrou que ela já tinha retornado à franquia no filme “Halloween H20: Vinte Anos Depois” (1998), que tinha o propósito de dar um fim à saga de Laurie Strode e Michael Meyers. Entretanto, na ocasião, os produtores não queriam que o filme terminasse com a morte do assassino.

“Agora, isto foi dito com o trem em movimento, quero dizer, quando estávamos prontos para filmar”, contou ela. “Eu bati o pé: ‘Não vou fazer isso, não vou provocar o público novamente'”.

Assim, “Halloween H20: Vinte Anos Depois” terminou com Laurie decapitando Michael, numa cena que deveria ter encerrado a franquia. Mas os roteiristas deixaram uma porta aberta e, quatro anos depois, “Halloween – Ressurreição” mostrou outra versão do desfecho.

A explicação dada foi a de que Meyers havia trocado de roupa com um paramédico, e que a pessoa que Strode decapitou era, na verdade, um homem inocente.

Curtis falou que não se importou com a mudança, desde que aquilo significasse a sua despedida da franquia. Mas estipulou uma condição para aceitar esta possibilidade.

“Eu disse: ‘OK, se vocês vão fazer isso, e parece que terminou para Laurie, e meu público sente que acabou, então eu farei. Mas vocês terão que me pagar muito dinheiro no próximo filme e me matar nos primeiros dez minutos do filme, porque então ficará claro que eu [na verdade, Laurie] matei um homem inocente e não poderia viver com isso.”

“Halloween – Ressurreição” mostrou Michael Meyers finalmente matando Laurie Strode logo no início do filme, numa cena de deveria marcar o fim da participação de Curtis na franquia. Mas tudo mudou quando ela recebeu o roteiro do reboot, “Halloween” (2018), co-escrito pelo cineasta David Gordon Green.

“Ele me enviou um roteiro [que desconsiderava os filmes anteriores] e disse que ela passou 40 anos se escondendo atrás de arame farpado, emocionais e físicos”, explicou Curtis. “Às custas de sua filha e neta, porque ela sabe que Michael Meyers está voltando. E era esse filme incrível sobre Laurie e seu trauma.”

A conexão do novo filme com os tempos atuais também foi um fator determinante para que ela aceitasse retornar. “Era esse lindo filme sobre uma mulher assumindo o controle de sua vida e coincidiu com as mulheres ao redor do mundo se levantando e assumindo o controle de suas vidas e dizendo ‘Me Too’, ‘Me Too’, ‘Time’s’ Up’ e ‘Me Too.'”

Agora, Curtis está empolgada em compartilhar com o público o verdadeiro final da sua personagem, que será revelado em “Halloween Ends”, último capítulo da trilogia iniciada em 2018. Numa entrevista anterior, concedida à revista Total Film, ela falou um pouco sobre o que o público pode esperar desse novo filme.

“Quando encontramos Laurie Strode, ela já conseguiu ajuda”, contou. “Ajuda para processar o nível de violência que foi perpetrado contra ela e sua família. Ela fez o trabalho. E há um momento no início do filme em que você realmente conhece Laurie – não vou dizer que ela é tão inocente quanto era aos 17 anos – mas há uma camada de esperança sobre ela. Esse é um belo lugar para começar um final realmente trágico e incrivelmente violento”, completou.

A trama do novo filme vai se passar quatro anos após os eventos mostrados em “Halloween Kills” (2021). Agora, Laurie está morando com sua neta, Allyson (Andi Matichak) e terminando de escrever suas memórias. Laurie decidiu se libertar do medo e da raiva e abraçar sua vida. Mas quando um jovem, Corey Cunningham (Rohan Campbell), é acusado de matar um menino que ele estava cuidando, isso desencadeia uma cascata de violência e terror que forçará Laurie a finalmente enfrentar o mal que ela não pode controlar.

Além de Curtis, a nova trilogia também resgatou Kyle Richards, que viveu originalmente uma das crianças cuidadas pela então babá Laurie em 1978, e introduziu a filha e a neta da heroína, vividas por Judy Greer e Andi Matichak.

Com direção de David Gordon Green (dos dois “Halloween” anteriores), o filme derradeiro tem estreia marcada para quinta-feira (13/10) no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.