Seguindo tendência em crescimento nos EUA, a Globo anunciou nesta quarta-feira (26/10) que se tornou o primeiro conglomerado brasileiro de produção de conteúdo a incluir em seu organograma um setor de Diversidade. A nova estrutura terá uma diretoria encarregada de fomentar maior diversidade nas novelas, séries e programas do grupo.
A mudança foi anunciada pelo diretor dos Estúdios Globo, Ricardo Waddington, e o novo regime começa a funcionar a partir de novembro.
A partir do próximo mês, a estruturação dos Estúdios Globo será baseada em quatro pilares: Conteúdo, Produção, Talentos e Diversidade/Inovação em Conteúdo.
No setor de Conteúdo, os autores e diretores artísticos estarão juntos para discutir a evolução dos programas e buscar novos formatos, subordinados aos responsáveis pelos setores de Dramaturgia (José Villamarim), Variedades/Realities e Shows (Boninho), Variedades (Mariano Boni) e Projetos Especiais e Canais Pagos (Raoni Carneiro).
Já a área de Produção terá como função desenhar modelos de produção para todas as plataformas do Grupo Globo. A parte de Talentos vai se dedicar ao relacionamento da empresa com atores, cenógrafos, figurinistas, produtores de arte e musicais, caracterizadores, diretores de fotografia, entre outros ofícios. E a recém-criada área de Diversidade e Inovação em Conteúdo buscará manter o compromisso e impacto social dos conteúdos da empresa.
“Estou muito feliz com esse novo desenho. Acho que estamos conseguindo responder aos desafios que o mercado está trazendo e também aos que fomos identificando internamente, a partir de uma nova realidade e de uma Globo em permanente transformação. Estamos mais preparados para produzir em diferentes formatos, para diferentes plataformas, em diferentes modelos. Cada vez mais abertos para produzir em parceria, equipando nossos criadores e os nossos talentos artísticos para novas narrativas, linguagens, olhares e formatos”, afirmou Ricardo Waddington.
“Em absoluta sintonia com as pautas da sociedade e do país e alinhados aos compromissos ESG da Globo. Não tenho dúvidas de que um entretenimento mais diverso é um entretenimento mais potente e mais conectado e engajado com o Brasil e com os seus desafios”, completou.
A área de Diversidade será liderada por Samantha Almeida, que atuava como diretora de Criação de Conteúdo. A executiva terá a missão de fomentar “a inovação nos formatos e linguagens, a criação e produção de conteúdos digitais de entretenimento e a gestão das redes sociais de conteúdos produzidos nos estúdios a partir das estratégias dos produtos”.
“Ela será responsável por diversificar, representar e incluir todas as comunidades nas telas e nos times do Entretenimento”, diz um comunicado da Globo enviado para a imprensa.