O Festival do Rio começa sua 24ª edição nesta quinta-feira (6/10) com a exibição de 200 filmes. É menos que em seus tempos áureos – pré-Bolsonaro – , mas um alento após a edição reduzida de 2021, devido à pandemia.
Até o tradicional Cine Odeon, que ficou de fora no ano passado, está de volta. É o endereço da abertura do evento, fazendo a projeção de “Império da Luz”, uma homenagem ao cinema do premiado diretor britânico Sam Mendes – de filmes como “Beleza Americana”, “007 – Operação Skyfall” e “1917”.
É significativo que o filme escolhido para iniciar o festival seja uma história de amor ambientada em um antigo cinema. Passado na Inglaterra na década de 1980, “Império da Luz” é estrelado por Olivia Coleman (“A Filha Perdida”) e Micheal Ward (“Gangues de Londres”)
A programação está repleta de grandes cineastas e astros famosos, com filmes consagrados nos principais festivais internacionais de cinema, como Cannes, Toronto, Veneza, Sundance, Locarno e Berlim.
A lista inclui “Close”, de Lukas Dhont, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, “The Banshees of Inesherin”, de Martin McDonagh, que deu o prêmio de Melhor Ator a Colin Farrell em Veneza, “Holy Spider”, que rendeu a Zar Amir-Ebrahimi o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, “Decisão de Partir”, novo trabalho do cultuado cineasta sul-coreano Park Chan-wook (diretor de “Oldboy”), o drama “My Policeman”, estrelado pelo cantor/ator Harry Styles, “Argentina, 1985”, com Ricardo Darín, que foi o indicado da Argentina para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional, “Nanny”, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022, e “Peter von Kant”, de François Ozon, exibido no Festival de Berlim.
O evento também terá uma programação de terror, contendo filmes como “Piggy”, de Carlota Pereda, “Mantícora”, de Carlos Vermut, “O Menu”, de Mark Mylod, e “Halloween Ends”, último filme da trilogia “Halloween” dirigido por David Gordon Green.
O festival que mais exibe filmes nacionais também vai exibir 70 produções brasileiras, entre longas e curtas-metragens, que estarão distribuídos por cinco mostras: Competição Nacional, Novos Rumos, Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. A lista foi resultado de uma seleção que analisou mais de 450 curtas e 200 longas inscritos.
Entre os trabalhos selecionados, destacam-se “Regra 34”, filme de Julia Murat que venceu o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, na Suíça, e “Pirlimps”, a nova animação de Alê Abreu, indicado ao Oscar por “O Menino e o Mundo”, além de novas obras de cineastas consagrados como Marcelo Gomes (premiado em Cannes por “Cinema, Aspirinas e Urubus”), Adirley Queirós (premiado no IndieLisboa por “Mato Seco em Chamas”), Carolina Jabor (premiada no próprio Festival do Rio por “A Teus Olhos”), Fellipe Barbosa (premiado em Cannes por “Gabriel e a Montanha”), Iberê Carvalho (premiado em Gramado por “O Último Cine Drive-In”), José Eduardo Belmonte (vencedor do Festival do Rio por “Se Nada Mais Der Certo”), filmes dirigidos pelos atores Murilo Benício e Johnny Massaro, e muitos outros.
Além disso, haverá homenagens aos 60 anos de “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte, e “Assalto ao Trem Pagador” (1962), de Roberto Farias, e também ao diretor Breno Silveira, morto em maio aos 58 anos.
O evento ainda vai contar com exibições gratuitas e ao ar livre de diversos filmes, entre eles “La La Land: Cantando Estações” (2016), “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000) e “Encanto” (2021), em um telão montado na Praia de Copacabana.
Confira abaixo a lista dos filmes que serão exibidos no Festival do Rio até o dia 16 de outubro.
MOSTRA PANORAMA
“Briga entre Irmãos”
“Uma Noite em Haifa”
“Daliland: A Vida de Salvador Dalí”
“Love Life”
“Em Viagem, o Papa”
“Devoro Seu Coração”
“Nostalgia”
“O Senhor das Formigas”
“Revoir Paris”
“Operação Hunt”
“Túnica Turquesa”
“Padre Pio”
“The Banshees of Inesherin”
“Quando Não Há Mais Ondas”
“O Julgamento dos Nazistas de Kiev”
“O Menu”
“A Acusação”
“Peter von Kant”
“O Mundo de Ontem”
“Nossa Senhora do Nilo”
“O Tesouro do Pequeno Nicolau”
“Good Night Oppy”
“Um Casal: Sophia e Tolstói”
“Notre-Dame em Chamas”
“Mali Twist”
“Walk Up”
“Um Ano, Uma Noite”
“As Bestas”
“Chegaram à Noite”
“As Histórias de Meu Pai”
“EO”
“Meu Filho é um Craque”
“Mariupol 2”
“Mãe e Filho”
“Raymond & Ray”
“Call Jane”
“O Contador de Cartas”
“Living”
“Corsage”
“Mônica”
“Mascarade”
“Broker — Uma Nova Chance”
“A Conferência”
“Noites de Paris”
“E.T.: O Extraterrestre”
“Sra. Harris vai a Paris”
“Till — A Busca por Justiça”
“Os Harkis”
“The Five Devils”
“Close”
“My Policeman”
MOSTRA EXPECTATIVA 2022
“Às Margens”
“O Homem Mais Feliz do Mundo”
“Um Homem”
“Três Noites por Semana”
“O Sexto Filho”
“Chiara: Santa Clara de Assis”
“Como Uma Tartaruga”
“Blue Jean”
“Você Não Terá Meu Ódio”
“Les Promesses”
“Meu Lugar no Mundo”
“Visão de uma Borboleta”
“Nossa Senhora da Loja do Chinês”
“Autobiography”
“Uma Canção de Amor”
“Canção de Ninar”
“A Vítima”
“À Sombra das Figueiras”
“Última Dança”
“Cidadãos Preocupados”
“Conversando Sobre o Tempo”
“Wildhood: Busca Pelas Raízes”
“Return to Seoul”
“Tudo sob Descontrole”
“Os Piores”
“Holy Spider”
PREMIERE LATINA
“Alis: A Amiga Confidente”
“O Curto Verão de Hilda”
“Transition: Presença Invisível”
“La Encomienda”
“A Vaca que Cantou uma Canção para o Futuro”
“1976: Um Segredo na Ditadura”
“Nudo Mixteco: Três Destinos de Mulheres”
“O Branco”
“Jogo da Corrupção”
“Segredos em Família”
“Argentina, 1985”
MIDNIGHT MOVIES 2022
“Piggy”
“Priscilla, a Rainha do Deserto”
“Nightsiren”
“Pornomelancolia”
“Mantícora”
“Grito de Horror”
“Oldboy”
“Solitário”
“Shortbus”
“Decisão de Partir”
“Fogo-Fátuo”
“Halloween Ends”
“Nanny”
ITINERÁRIOS ÚNICOS
“Cesária Évora”
“Jane Campion, A Mulher Cinema”
“Revelando Eadweard Muybridge”
“Mambas: Guerreiras da Savana”
“Amando Patricia Highsmith”
“Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet”
“Maya”
“Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”
“Lynch/Oz”
COMPETIÇÃO NACIONAL
Longas de Ficção
“Bem-Vinda, Violeta”, de Fernando Fraiha
“Bocaina”, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa
“Carvão”, de Carolina Markowiczs
“Fogaréu”, de Flávia Neves
“Mato Seco Em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
“Paloma”, de Marcelo Gomes
“Paterno”, de Marcelo Lordello
“Perlimps”, de Alê Abreu
“Propriedade”, de Daniel Bandeira
“Regra 34”, de Julia Murat
“Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães
Longas de Documentário
“7 Cortes de Cabelo no Congo”, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi
“A Assembleia – Brasil”, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim
“Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente
“Exu e o Universo”, de Thiago Zanato
“Fausto Fawcett Na Cabeça”, de Victor Lopes
“Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie
“Não É a Primeira Vez Que Lutamos Pelo Nosso Amor”, de Luis Carlos de Alencar
“Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, de Felipe Hirsch
“Sociedade do Medo”, de Adriana Dutra
Curtas
“Abscesso”, de Bianca Iatallese
“Big Bang”, de Carlos Segundo
“Cinema Vivo”, de Chris MN
“Contando Aviões”, de Fabio Rodrigo
“Escasso”, de Gabriela Gaia Meirelles
“Garotos Ingleses”, de Marcus Curvelo
“Kokoro – De Coração a Coração”, de André Hayato Saito
“Mulheres Árvore”, de Wara
“Peixes Não Se Afogam”, de Anna Azevedo
“O Senhor do Trem”, de Aída Queiroz e Cesar Coelho
“Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão
“Selfie”, de Alex Sernambi
“Solmatalua”, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
“Tiro de Misericórdia”, de Augusto Barros
NOVOS RUMOS
Longas
“A Cozinha”, de Johnny Massaro
“A Filha do Caos”, de Juan Posada
“Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina
“Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zaumpaulo
“O Acidente”, de Bruno Carboni
“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre
“Lilith”, de Bruno Safadi
“Ciclo”, de Ian SBF
Curtas
“Aluísio, o Silêncio e o Mar”, de Luiz Carlos Vasconcellos
“Caminhos Afrodiaspóricos do Recôncavo da Guanabara”, de Wagner Novais
“Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaína Wagner
“E Nada Mais Disse”, de Júlia Menna Barreto
“Entre a Colônia e As Estrelas”, de Lorran Dias
“Êra Punk”, de Flávio Galvão
“Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli
“Iceberg”, de Will Domingos
HORS CONCOURS
“Abestalhados 2”, de Marcos Jorge, Marcelo Botta
“Andança – Os Encontros e As Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz
“A Praga, de José Mojica Marins + a Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti e Eugenio Puppo
“Matheus Sundfeld”, Pedro Junqueira
“Derrapada”, de Pedro Amorim
“Down Quixote”, de Leonardo Cortez
“Miucha, a Voz da Bossa Nova”, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
“O Pastor e o Guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte
“Pérola”, de Murilo Benício
HORS CONCOURS / NOVOS RUMOS
“Domingo à Noite”, de André Bushatsky
O ESTADO DAS COISAS
Longas
“Boicote”, de Julia Bacha
“Corpolítica”, de Pedro Henrique França
“Direito de Sonhar”, de Theresa Jessouroun
“Fio do Afeto”, de Bianca Lenti
“Palco de Luta”, de Iberê Carvalho
“Regenerar: Caminhos Possíveis Em Um Planeta Machucado”, de Maria Clara Parente
“Um Tiro no Escuro”, de Paulo Ferreira
Curtas
“Romão”, de Clementino Júnior
“Socorro”, de Susanna Lira
“Sinfonia da Vacina”, de Guilherme Coelho e Julia de Simoni
“Tekoha”, de Carlos Adriano
RETRATOS
“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
“Daniel Senise – Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa”, de Bernardo Pinheiro
“De Você Fiz Meu Samba”, de Isabel Nascimento Silva
“Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto de Oliveira
“Elton Medeiros: o Sol Nascerá”, de Pedro Murad
“Luzes Mulheres Ação”, de Eunice Gutman
“Otto: De Trás P/ Diante”, de Helena Lara Resende e Marcos Ribeiro
“Quando a Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade
ESPECIAL CLÁSSICOS
“Assalto ao Trem Pagador” (1962), de Roberto Farias
“O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte
MIDNIGHT
“O País da Pornochanchada”, de Adolfo Lachtermacher