Estreias de séries sombrias se destacam na véspera do Halloween

Séries de terror, suspense e temática sobrenatural dominam a relação de lançamentos em streaming no fim de semana que antecede o Halloween. Mas a lista também têm comédias de humor sombrio e […]

Divulgação/Netflix

Séries de terror, suspense e temática sobrenatural dominam a relação de lançamentos em streaming no fim de semana que antecede o Halloween. Mas a lista também têm comédias de humor sombrio e uma animação para adultos.

Confira abaixo 10 séries e temporadas novas para maratonar.

 

| O GABINETE DE CURIOSIDADES DE GUILLERMO DEL TORO | NETFLIX

 

A nova série de terror em formato de antologia, concebida pelo diretor vencedor do Oscar por “A Forma da Água”, tem oito episódios, cada um com histórias, elencos e diretores distintos, e seguindo tendências diferentes do terror, do gótico clássico à fantasia mística.

A qualidade varia – metade dos episódios é muito boa, a outra nem tanto – , refletindo a lista dos selecionados pelo cineasta para escrever e dirigir os episódios. São nomes bem conhecidos dos fãs do gênero, como Panos Cosmatos (“Mandy: Sede de Vingança”), Jennifer Kent (“O Babadook”), Vincenzo Natali (criador da franquia “Cubo”), Ana Lily Amirpour (“Garota Sombria Caminha pela Noite”), David Prior (“O Mensageiro dos Últimos Dias”), Keith Thomas (do remake de “Chamas da Vingança”) e até Catherine Hardwicke (“Crepúsculo”), além de Guillermo Navarro, diretor de fotografia dos filmes de Del Toro.

O elenco é outro atrativo. Os episódios contam com atuações de Rupert Grint (“Harry Potter”), Andrew Lincoln (“The Walking Dead”), Sofia Boutella (“A Múmia”), Essie Davis (“O Babadook”), F. Murray Abraham (“Homeland”), Ben Barnes (“Sombra e Ossos”), Crispin Glover (“Deuses Americanos/American Gods”), Tim Blake Nelson (“Watchmen”) e Peter Weller (o RoboCop original), entre outros.

 

| O FILHO BASTARDO DO DIABO | NETFLIX

 

A adaptação da franquia literária “Half Bad”, de Sally Green, é uma boa surpresa para quem estava sentindo falta de um “Harry Potter” para adultos, como a saudosa “The Magicians/Escola de Magia” – isto é, encantamentos e poções combinados com palavrões e sexo.

Jay Lycurgo (“Titãs”) vive um jovem bruxo com uma história sombria, nascido da união de membros de clãs rivais, cujo potencial mágico é complicado por uma profecia assustadora. Seu pai é o bruxo mais poderoso do mundo e, aparentemente, um maníaco genocida que matou vários integrantes do clã de sua mãe em uma reunião de paz. Como sua mãe morreu no parto, ele virou um pária, mas isso não impede outra bruxa adolescente e um trouxa hedonista de se interessarem por sua companhia – e mais – , ajudando-o a escapar quando as facções decidem intervir em seu destino.

A produção é de Joe Barton (criador do thriller “Giri/Haji”), o elenco também destaca Nadia Parkes (“The Spanish Princess”) e Emilien Vekemans (“Instituto Voltaire”), e a trilha sonora – outro ponto alto do projeto – vem da banda Let’s Eat Grandma.

 

| A HORA DO DIABO | AMAZON PRIME VIDEO

 

O suspense britânico tem linhas do tempo paralelas e transversais, e explora como o distanciamento é capaz de tornar as memórias confusas e levar ficção a ser lembrada como fato. Isto é o que acontece com uma mulher que toda noite acorda infalivelmente às 3h33, a hora do diabo do título. A história da insônia estranha da mãe solteira, vivida por Jessica Raine (“Becoming Elizabeth”), e a falta de empatia de seu filho, gradualmente começa a convergir com o destino de outro personagem, vivido por Peter Capaldi (“Doctor Who”), um nômade recluso movido por uma obsessão assassina, que se torna o principal alvo de uma caçada policial liderada pelo detetive interpretado por Nikesh Patel (“Quatro Casamentos e Um Funeral”).

A série tem produção de Steven Moffat, criador de “Sherlock”, e consegue manter um estado constante de alta tensão com o uso de sombras e ângulos sinistros.

 

| MOTHERLAND: FORT SALEM 3 | STAR+

 

A série de Eliot Laurence (que também criou “Claws”) se passa numa realidade alternativa, onde as bruxas de Salem não foram exterminadas no final do século 17. Elas interromperam a caçada implacável com uma proposta irrecusável: lutar pela independência dos EUA em troca do fim de sua perseguição. Séculos depois, representam a força armada mais perigosa do país, responsáveis pela supremacia americana no cenário internacional. Mas a situação muda quando uma antiga organização de caçadores de bruxas trama para desacreditá-las e passa a influenciar o governo.

A conclusão da série apresenta uma operação de guerrilha levada adiante por bruxas subversivas. Injustiçadas e incriminadas pelo governo americano, representantes de diferentes facções sobrenaturais se juntam para contra-atacar e expor a conspiração que coloca o mundo em risco.

Apesar de reunir muitos personagens, as protagonistas são quatro jovens recrutas do exército de bruxas – as carismáticas Taylor Hickson (“Deadly Class”), Jessica Sutton (“A Barraca do Beijo”), Ashley Nicole Williams (“No Way Out”) e a norueguesa Amalia Holm (“Exposta”) – , que a série apresentou desde os treinamentos iniciais até os combates decisivos contra os inimigos, e que também chamaram atenção pela forma como representaram uma moralidade alternativa, inspirada na cultura arcana.

 

| WISTING | HBO MAX

 

Série mais cara produzida na Noruega, o suspense policial é baseado nos livros de Jørn Lier Horst, em que o detetive viúvo William Wisting (Sven Nordin, de “Rápidos e Perigosos”) lidera uma investigação de assassinato com a colaboração do FBI, já que o suspeito é um serial killer caçado nos EUA. Isto permite a participação de Carrie-Anne Moss (“Matrix”) como uma detetive americana, que precisa intervir quando a filha de Wisting se torna uma das vítimas.

Metade da temporada inaugural gira em torno deste caso, enquanto a segunda parte traz Wisting como suspeito de adulteração de provas. As histórias são diferentes porque baseadas em livros distintos. A série adaptou mais obras do noir nórdico de Horst na 2ª e 3ª temporadas, ainda inéditas no Brasil.

 

| PAGAN PEAK 2 | HBO MAX

 

Outro suspense passado em cenários congelados, a série alemã acompanha uma dupla de policiais da Áustria e da Alemanha que precisa trabalhar junta nas montanhas da fronteira entre os dois países para caçar assassinos que se inspiram em lendas germânicas. Na 1ª temporada, o criminoso era um mascarado que se autodenominava Krampus (o Papai Noel do mal) e matava para punir malvados por seus pecados. Na 2ª, é um serial killer que caça e tortura vítimas do sexo feminino na floresta da região.

Criada pelos alemães Cyrill Boss e Philipp Stennert (roteiristas de “O Segredo da Mansão Crocodilo”) e com produção da equipe de “Dark”, a série traz como protagonistas Julia Jentsch (“Edukators: Os Educadores”) e Nicholas Ofczarek (“Mulheres Divinas”).

 

| OS FORA DA LEI | HBO MAX

 

Criada por Stephen Merchant (co-criador de “The Office”) e Elgin James (criador de “Mayans M.C.”), a comédia britânica segue sete estranhos de diferentes estilos de vida que são forçados a cumprir uma sentença de serviços comunitários em Bristol, na Inglaterra. E durante a limpeza de uma casa abandonada e caindo aos pedaços, encontram uma fortuna em dinheiro escondido – que pertence a um perigoso criminoso. Todos têm planos para o dinheiro, inclusive o verdadeiro dono, o que os transforma em alvos.

O elenco fantástico inclui o próprio Merchant, Eleanor Tomlinson (“The Nevers”), Darren Boyd (“Spy”), Rhianne Barreto (“Hanna”), Gamba Cole (“Guerrilha”) e o veterano Christopher Walken (“Sete Psicopatas e um Shih Tzu”), entre outros.

Um detalhe interessante é que, além de obter muitas críticas positivas, “The Outlaws” virou notícia no Reino Unido devido a um episódio em que os personagens precisam pintar de branco alguns muros grafitados e acabam apagando uma obra de arte de ninguém menos que Banksy, para valer – melhor ainda: o desenho teria sido supostamente criado pelo próprio Banksy para este fim.

A rede BBC já produziu uma 2ª temporada, ainda inédita no Brasil.

 

| BRASSIC 3 | HBO MAX

 

Uma das comédias britânicas mais populares da atualidade e maior sucesso do canal pago Sky em sete anos, “Brassic” segue a vida de Vinnie O’Neill (Joe Gilgun, de “Preacher”) e seus amigos na cidade fictícia de Hawley, no norte da Inglaterra. O grupo comete vários crimes para manter dinheiro no bolso, mas à medida que envelhecem e se tornam conhecidos dos guardas da prisão local, alguns começam a se perguntar se não existe outra forma de ganhar a vida – até surgir a ideia de outro golpe infalível. Sua boa audiência fez crescer o número de episódios a partir da 3ª estreia – de seis para oito capítulos – e garantiu renovação até seu quinto ano de produção.

Além de estrelar, Gilgun é cocriador da série com Danny Brocklehurst (“Shameless”) e foi indicado por dois anos seguidos ao BAFTA TV (o Emmy britânico) como Melhor Ator de Comédia do Reino Unido.

 

| MEU QUERIDO ZELADOR | STAR+

 

A comédia de humor sombrio traz Guillermo Francella (“O Clã”) no papel-título, um veterano zelador do prédio de uma empresa proeminente, que descobre os planos da diretoria para demiti-lo e decide se vingar antes disso. Muito divertida, a produção foi desenvolvida pela dupla de cineastas argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat, responsáveis pelos ótimos filmes “Cidadão Ilustre” (2016) e “Concorrência Oficial” (2021).

 

| BIG MOUTH 6 | NETFLIX

 

Criada pelos roteiristas Nick Kroll (criador do “Kroll Show”), Andrew Goldberg (“Uma Família da Pesada/Family Guy”), Mark Levin e Jennifer Flackett (ambos de “Viagem ao Centro da Terra – O Filme”), “Big Mouth” é uma série protagonizada por adolescentes e monstros. Mas são monstros simbólicos, hormonais, que se manifestam como vozes da consciência dos personagens centrais, jovens passando pelas mudanças físicas e biológicas da puberdade.

Na nova temporada, os dramas de pais e filhos ganham destaque equivalente, assim como as crises de um casal de monstros hormonais, em meio ao nascimento de seu primogênito.

O elenco de dubladores originais inclui John Mulaney (série “Mulaney”), Maya Rudolph (série “Up All Night”), Jason Mantzoukas (“Como Ser Solteira”), Jordan Peele (humorístico “Key and Peele”), Fred Armisen (humorístico “Portlandia”) e Jenny Slate (a voz da Arlequina em “Lego Batman: O Filme”).