O clipe da canção “Every Breath You Take”, da banda britânica The Police, ultrassou a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Adicionado à plataforma em 2010, o clipe se tornou o 225º vídeo a atingir essa marca.
“Every Breath You Take” faz parte do álbum “Synchronicity”, lançado em 1983. Dirigido por Godley & Creme, o clipe mostra o trio em preto e branco, com Sting tocando contrabaixo, Andy Summers na guitarra e Stewart Copeland na bateria.
Dentre os vídeos que passaram de 1 bilhão de visualizações, apenas sete são de clipes da década de 1980. Além de “Every Breath You Take”, também constam nessa seleta lista os clipes de “Sweet Child O’ Mine” (do Guns N’ Roses), “Take On Me” (a-ha), “Billie Jean” (Michael Jackson), “Never Gonna Give You Up” (Rick Astley), “Girls Just Want To Have Fun” (Cyndi Lauper) e “The Final Countdown” (Europe).
The Police é conhecida por álbuns de sucesso como “Reggatta de Blanc” (1979), “Zenyatta Mondatta” (1980) e “Synchronicity” (1983). A banda vendeu mais de 75 milhões de discos ao redor do mundo e conquistou dois Brit Awards, um MTV Video Music Award e seis Grammys – incluindo o de melhor performance pop de uma dupla ou grupo por “Every Breath You Take” – , antes de separar ainda nos anos 1980.
O canal da banda no YouTube tem mais de 1,5 milhões de inscritos e “Every Breath You Take”, seu vídeo mais famoso, manteve uma média de 300 mil visualizações por dia nesse ano. Um dos motivos da popularidade da música (além da sua qualidade) é o fato de ela ter sido licenciada para outros usos, o que leva os fãs de volta à música original. Um sample da canção por ser ouvido em “I’ll Be Missing You”, de Puff Daddy, e ela também foi usada numa campanha publicitária do site de buscas DuckDuckGo.
Por sinal, este não foi o primeiro recorde de “Every Breath You Take”. Em 2019, a canção foi eleita a música mais executada no BMI Pop Awards, com 15 milhões de reproduções nas rádios. A música também foi adicionada ao Billions Club do Spotify no ano passado, depois de atingir mais de 1 bilhão de streams na plataforma de áudio.
Confira abaixo o clipe original da canção.