O BTS, maior grupo de K-Pop do mundo, anunciou que vai dar uma pausa na sua carreira para que seus membros possam cumprir o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. A notícia já era esperada, mas só foi confirmada nessa segunda (17/10), por meio de um comunicado oficial da agência Big Hit Music.
“Os membros do BTS estão atualmente avançando com planos para cumprir seu serviço militar”, afirmou a empresa, que ainda destacou que Jin, membro mais velho do grupo, será o primeiro a ir para o exército, logo após o lançamento de um projeto solo dele no final de outubro.
Embora a empresa afirme que “os outros membros do grupo planejam cumprir seu serviço militar com base em seus próprios planos individuais”, é possível que eles se alistem logo em seguida, visto que planejam se reunir em 2025. “Tanto a empresa quanto os membros do BTS estão ansiosos para se reunirem novamente como um grupo por volta de 2025, seguindo seu compromisso de serviço militar.”
“Com o lançamento do seu primeiro álbum de antologia no início deste ano, isso abriu o caminho para permitir que os membros tivessem um tempo para explorarem projetos individuais. Como parte da família HYBE, apoiamos e encorajamos nossos artistas e estamos orgulhosos de que agora cada um deles terá tempo para explorar seus interesses únicos e cumprir seu dever, servindo ao país que chamam de lar”, acrescentou a gravadora. “Após o show fenomenal para apoiar a candidatura de Busan para a World Expo 2030, e à medida que cada indivíduo embarca em empreendimentos solo, é o momento perfeito e os membros do BTS estão honrados em servir.”
No último sábado (15/10), a banda fez um show gratuito na cidade de Busan, em apoio à candidatura da cidade para sediar a Expo Mundial de 2030. O show, intitulado “Yet To Come (The Most Beautiful Moment”) [Ainda Por Vir (O Momento Mais Bonito)], foi visto por mais de 50 milhões de pessoas. Segundo a empresa, “Yet To Come” não é apenas o nome da mais nova música do BTS, mas uma promessa para o futuro da banda.
Na Coréia do Sul, o serviço militar é obrigatório para todos os homens aptos com menos de 30 anos de idade. Entretanto, o sistema atual permite algumas exceções em razão de serviço excepcional ao país. Alguns atletas e músicos clássicos já foram dispensados com base nisso, mas até o momento nenhum artista de K-Pop conseguiu uma dispensa.
A possibilidade de transformar o BTS na primeira banda de K-Pop a conseguir essa dispensa chegou a ser discutida, assim como um modelo híbrido de cumprimento das obrigações militares, que lhes permitisse manter a carreira artística. Nada disso, porém, foi adiante.
Jin será o primeiro a servir porque ele completa 30 anos em 4 de dezembro, atingindo a idade máxima para o alistamento. Durante o show de Busan ele anunciou que em breve lançará um single com “alguém de quem eu sempre gostei.”
Logo após o anúncio, a Hybe Corporation (dona da Big Hit Music, gravadora do grupo) emitiu uma carta aos seus acionistas, procurando tranquilizá-los, afirmando que a empresa é maior que o BTS. “Hybe está confiante na estrutura que foi implantada nos últimos 10 anos”, disse na carta.
Entretanto, desde o anúncio as ações da empresa caíram 2,5%. Ainda assim, essa é uma queda menor do que aquela ocorrida meses atrás, quando foi divulgado um vídeo do BTS no qual eles supostamente falavam que entrariam em “hiato”.
Na ocasião, a empresa perdeu mais de US$ 1 bilhão e logo tentou corrigir a situação, emitindo comunicados dizendo que a palavra “hiato” nunca foi dita pelos membros do grupo e que se tratava de um erro na legenda em inglês do vídeo (embora a legenda tenha sido feita pela própria empresa).
Assista abaixo ao clipe de “Yet To Come (The Most Beautiful Moment)”.