A atriz e modelo iraniana Elnaaz Norouzi, de 30 anos, resolveu fazer um topless em protesto contra as ações violentas da “polícia da moralidade” de seu país natal, que prendeu e aparentemente assassinou a jovem Mahsa Amini por usar um “traje impróprio” – isto é, deixou mechas de cabelo aparecerem sob seu hijab. A morte da mulher de 22 anos deu início a uma forte onda de protestos femininos no país.
“A chamada ‘polícia da moralidade’ está matando pessoas todos os dias! A vida se tornou um inferno para o povo do Irã! Estou furiosa, quero que as coisas mudem e precisamos do apoio de todos. Precisamos falar mais alto!”, disse ela nas redes sociais sobre a situação do país. “Nenhum de nós quer mais essa ditadura… Tudo tem um limite”, desabafou.
Nascida em Teerã, a capital do Irã, em 1992, Elnaaz Norouzi está há muitos anos fora do país. Ela cresceu na Alemanha e se mudou para a Índia aos 19. Começou a carreira de modelo aos 14 anos, tendo desfilado em Semanas de Moda de Berlim e Londres, e trabalhado com as marcas Hugo Boss Dior e Lacoste.
Ela se tornou mundialmente conhecida ao estrelar “Jogos Secretos” (Sacred Games), a primeira série original da Netflix na Índia, que foi indicada ao Prêmio Emmy Internacional de Melhor Drama de 2019.