Alan Moore, criador de “Watchmen” e “V de Vingança”, escreve carta em apoio a Lula

O lendário escritor inglês de quadrinhos Alan Moore, responsável por clássicos como “Watchmen” e “V de Vingança”, publicou uma carta sobre as eleições brasileiras, em que se manifesta a favor de Luiz […]

Divulgação/BBC

O lendário escritor inglês de quadrinhos Alan Moore, responsável por clássicos como “Watchmen” e “V de Vingança”, publicou uma carta sobre as eleições brasileiras, em que se manifesta a favor de Luiz Inácio Lula da Silva.

Republicada pela página Alan Moore BR, de fãs brasileiros do escritor no Facebook, a carta foi confirmada como autêntica por Leah Moore, filha do artista.

“Ele me disse na quinta-feira à noite que tinha ficado acordado até as 3 da manhã da noite anterior escrevendo e estava muito orgulhoso disso. É legítimo”, comentou Leah no Twitter.

No texto, Alan Moore reforça a necessidade de proteger o meio ambiente e lamenta a cultura pró-armas de Jair Bolsonaro. “Estamos exaurindo rapidamente nossas chances derradeiras de salvar o planeta e seus povos”, ele diz.

O autor critica ainda o que considera constantes ataques do presidente “aos povos indígenas do Brasil, aos homossexuais e aos direitos das mulheres”.

“Na qualidade de anarquista, existem pouquíssimos líderes políticos que eu seria completamente capaz de tolerar, e menos ainda os que eu poderia endossar”, diz Alan.

Na sequência, ele elogia o candidato petista. “Mas por tudo que soube e li a respeito, Luiz da Silva, o Lula, parece ser um indivíduo tão raro. Suas políticas parecem ser justas, humanas e concretizáveis e, da forma como entendo, ele se comprometeu a reverter muitas das decisões mais desastrosas de Bolsonaro.”