“Adão Negro” é principal estreia da semana

Maior lançamento da semana, “Adão Negro” encerra o jejum de superproduções – e produções de super-heróis – no circuito cinematográfico. O filme reúne dois chamarizes de público: heróis de quadrinhos e The […]

Divulgação/Warner Bros

Maior lançamento da semana, “Adão Negro” encerra o jejum de superproduções – e produções de super-heróis – no circuito cinematográfico. O filme reúne dois chamarizes de público: heróis de quadrinhos e The Rock. E sua distribuição ampla, em mais de mil salas, praticamente garante sua estreia em 1º lugar no fim de semana.

Outros cinco títulos chegam em circuito limitado, completando a programação da semana. Confira abaixo todos os filmes que entram em cartaz nesta quinta (20/10).

 

| ADÃO NEGRO |

 

Dwayne “The Rock” Johnson (“Jumanji: Próxima Fase”) vive o anti-herói do título, cuja dualidade já foi bastante explorada nos quadrinhos. Vilão clássico de Shazam (desde a época do Capitão Marvel), ele passou a ser admitido entre os “mocinhos” apenas recentemente. E este dilema é explorado durante seu confronto com os heróis da trama, a Sociedade da Justiça da América, que estreia no cinema formada por Aldis Hodge (“O Homem Invisível”) no papel do Gavião Negro, Quintessa Swindell (“Gatunas”) como Ciclone, Noah Centineo (“Para Todos os Garotos que Já Amei”) como o Esmaga-Átomo e Pierce Brosnan (“007 Um Novo Dia Para Morrer”) como Sr. Destino.

Este também é o problema do filme. The Rock é o ponto alto da produção, mas seu confronto com outros heróis – metade deles tão obscuros quanto inexpressivos – segue o padrão de várias títulos do gênero, inclusive “Batman vs. Superman”. E quando a poeira baixa e todos ficam amiguinhos (spoiler?), a falta de um vilão proeminente só aponta que a Warner não aprendeu nada, após o mesmo equívoco em “Liga de Justiça” e “Esquadrão Suicida”.

Por tudo isso, “Adão Negro” é um filme para fãs de Zack Snyder, o diretor que estabeleceu o tom sombrio e os vilões genéricos de efeitos computadorizados nas adaptações da DC Comics. Atrás das câmeras, Jaume Collet-Serra (“Sem Escalas”) se comporta quase como um clone do cineasta de “Liga da Justiça”, entregando um longo primeiro ato de uma história que só deve ficar boa no próximo filme – caso a cena pós-créditos seja realmente um indício do desenvolvimento da trama.

Ao contrário de “Batman” e “Coringa”, “Adão Negro” faz parte do DCEU (Universo Expandido da DC) e inclui participações especiais de intérpretes de outros filmes, entre eles Viola Davis, que retoma seu papel como Amanda Waller, a inescrupulosa líder do Esquadrão Suicida.

 

| PETER VON KANT |

 

O mais recente filme do francês François Ozon é uma adaptação de “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, peça de Rainer Werner Fassbinder que o próprio diretor alemão filmou em 1972.

O filme original trazia Margit Carstensen no papel de uma proeminente estilista lésbica com tendências narcisistas, que se apaixona por uma aspirante a modelo. Na versão de Ozon, Peter Von Kant é um proeminente cineasta gay, vivido por Denis Menochet (que trabalhou com o diretor em “Dentro de Casa”), que mora com seu assistente (Stefan Crepon), a quem gosta de maltratar e humilhar. A diva francesa Isabelle Adjani (“A Rainha Margot”) vive uma grande atriz que foi musa do diretor por muitos anos e o apresenta a Amir (Khalil Ben Gharbia), um belo e modesto aspirante a ator por quem Peter se apaixona e se oferece a ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. Escanteado, o assistente observa tudo e vê Peter ser usado.

A produção também homenageia a diva alemã Hanna Schygulla, que foi a sedutora original dos anos 1970, escalando-a como a mãe de Peter Van Kant.

 

| NOITES DE PARIS |

 

Charlotte Gainsbourg (“Ninfomaníaca”) vive a mãe de dois adolescentes que, com o fim do casamento, percebe que terá que sustentar sua família. Mesmo sem experiência, arranja trabalho em um programa de rádio noturna, onde encontra uma adolescente perdida, que ela decide levar para sua casa. Mesmo aumentando as despesas, a jovem é bem-recebida e experimenta uma família pela primeira vez, enquanto seu espírito contagia os demais com a coragem para correr riscos, mudando a trajetória de suas vidas. A direção é de Mikhaël Hers (“Amanda”).

 

| RIR PARA NÃO CHORAR |

 

Rafael Cortez é um humorista que perdeu a graça. Não é um documentário, mas uma dramatização levada tão a sério que, mesmo se dizendo comédia, não faz rir. Na história, o comediante perde a vontade de fazer piadas quando descobre que a mãe vai morrer. A direção é de Cibele Amaral (“Por que Você Não Chora?”) e o elenco destaca Mariana Xavier (“Minha Mãe É uma Peça”), Serjão Loroza (“Barba, Cabelo e Bigode”) e humoristas como Marcelo Mansfield, Oscar Filho e outros.

 

| PURGATÓRIO – SEGREDOS REVELADOS |

 

O híbrido de documentário e drama de conversão religiosa explora o tema da vida após a morte sob a ótica católica, combinando encenação de terror, depoimentos e histórias de santos que teriam sido agraciados pelas visitas de almas do Purgatório.

 

| SOCIEDADE DO MEDO |

 

Um documentário sobre o medo. A diretora Adriana L. Dutra (“Quero Botar Meu Bloco Na Rua”) investiga a construção da sociedade pela ótica do medo, a sua presença ao redor do mundo, discutindo o tema com personalidades e especialistas.