10 filmes novos pra ver em casa no fim de semana

A seleção de filmes para ver em casa inclui a subversão de obras clássicas, com destaque para “Rosalina”, que transforma a tragédia de “Romeu e Julieta” numa comédia de triângulo amoroso, e […]

Divulgação/Star+

A seleção de filmes para ver em casa inclui a subversão de obras clássicas, com destaque para “Rosalina”, que transforma a tragédia de “Romeu e Julieta” numa comédia de triângulo amoroso, e “Cyrano”, que troca a farsa poética e o famoso narigudo por um musical com Peter Dinklage.

Confira abaixo as 10 sugestões da semana para transformar a sala em cinema.

 

| ROSALINA | STAR+

 

Kaitlyn Dever (de “Fora de Série”) é a Rosalina do título, prima de Julieta e que por acaso também é ex-namorada de Romeu. O filme pretende contar pela primeira vez a história deste triângulo amoroso, transformando uma das maiores tragédias de Shakespeare numa divertida comédia romântica. Para isso, muda a perspectiva da história clássica de amor, mostrando “Romeu e Julieta” pela ótica da ex rejeitada e vingativa, que planeja sabotar o namoro mais famoso de todos os tempos.

A trama é baseada num best-seller de Rebecca Serle (autora do livro que virou a série “Famous in Love”) e foi roteirizada pelos especialistas Scott Neustadter e Michael H. Weber, a dupla de “(500) Dias com Ela” e “A Culpa é Das Estrelas”. Já a direção é de Karen Maine, responsável pela cultuada comédia “Acampamento do Pecado” (Yes, God, Yes), e o elenco ainda destaca Kyle Allen (“O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas”) como Romeu e Isabela Merced (a Dora de “Dora e a Cidade Perdida”) como Julieta – além de Minnie Driver (“Speachless”), Bradley Whitford (“The Handmaid’s Tale”), Christopher McDonald (“Hacks”) e Sean Teale (“The Gifted”).

 

| CYRANO | AMAZON PRIME VIDEO

 

Peter Dinklage (o Tyrion de “Game of Thrones”) vive um Cyrano de Bergerac diferente, que deixa de ser o feioso narigudo da peça clássica de Edmond Rostand (1868-1918) para se tornar uma pessoa com nanismo. Mas esta não é a única mudança do filme, inédito nos cinemas brasileiros. Seu rival se tornou negro com a escalação de Kelvin Harrison Jr. (o Fred Hampton de “Os 7 de Chicago”) como o galã Christian. E a disputa pelo coração de Roxanne (vivida no filme por Haley Bennett, de “O Diabo de Cada Dia”) é apresentada como um musical.

Pra quem não lembra desta história bastante conhecida, Cyrano é apaixonado por Roxanne, mas ela só tem olhos para o belo e simplório Christian. Conformado, o feio tenta ensinar ao belo como conquistar sua amada, fazendo-o assinar cartas românticas de sua autoria e a declarar poemas arrebatadores que ele criou. Mas isso cria problemas óbvios, porque Christian não é nada romântico e decepciona Roxanne num encontro real, sem a simulação de Cyrano. Para complicar ainda mais, ainda há um pretende rico (Ben Mendelsohn, de “Capitã Marvel”) querendo a amada de todos. E tudo isso se passa durante uma guerra.

Esta trama já foi encenada de muitas formas, desde aventura clássica de capa espada até comédia romântica moderna, mas desta vez se materializa como um musical dirigido por Joe Wright (de “Anna Karenina” e “Orgulho e Preconceito”), em que os poemas viram música e o triângulo amoroso tira todos para dançar.

 

| ALGUM LUGAR ESPECIAL | TELECINE

 

O drama feito para partir corações conta a história de um pai terminal (James Norton) que quer dar um futuro para o filho pequeno. Na trama, quando o pai descobre que tem apenas alguns meses de vida, ele tenta encontrar uma nova família perfeita para seu filho, determinado a protegê-lo da terrível realidade da vida. Escrito e dirigido pelo italiano Uberto Pasolini (“Uma Vida Comum”), venceu o prêmio do público nos festivais de Varsóvia (Polônia) e Pula (Croácia), além de somar 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| ESPOSA DE ALUGUEL | NETFLIX

 

A nova comédia brasileira que lembra uma velha Sessão da Tarde traz Caio Castro (“Novo Mundo”) como um solteirão convicto, que nunca se envolveu profundamente com nenhuma mulher além de sua mãe e das três irmãs. Mas ao se descobrir terminal, sua mãe controladora lhe faz um último pedido: vê-lo casado. E para evitar ficar fora do testamento, o solteirão resolve contratar uma atriz (Thati Lopes, de “Diários de Intercâmbio”) para fingir ser sua noiva.

Só que ela começa a improvisar e faz tudo diferente do combinado. E para surpresa de todos, agrada em cheio a matriarca, que até entrega as chaves de um imóvel cobiçado da família para o casal. Embora a premissa seja familiar, o talento de Thati Lopes para o humor ajuda a engolir até os aspectos mais intragáveis.

“Esposa de Aluguel” tem roteiro de Fil Braz (“Minha Mãe é uma Peça 3”), direção de Cris D’Amato (“Pai em Dobro”) e ainda traz em seu elenco Mariana Xavier (também de “Minha Mãe é uma Peça 3”), Gabi Lopes (“A Menina que Matou os Pais”) e Danielle Winits (“Tudo Bem no Natal que Vem”).

 

| ENTRE TEMPOS | MUBI

 

Estre drama romântico italiano reflete uma longa história de amor, apresentada por meio das memórias de um jovem casal. São lembranças nem sempre fieis, alteradas por humores e diferenças de percepção, além do próprio tempo, que os mostram felizes/infelizes, juntos/separados, apaixonados entre si/apaixonados por outros, num fluxo de emoções e sentimentos. Belamente fotografada e magistralmente escrita e dirigida por Valerio Mieli (“Ten Winters”), a apresentação não linear resulta numa reflexão envolvente sobre a subjetividade das memórias e do amor.

Venceu três prêmios paralelos no Festival de Veneza e foi indicado a três outros no David Di Donatello (o Oscar italiano).

 

| EARWIG | MUBI

 

A fantasia sombria da francesa Lucile Hadzihalilovic (“Inocência”) acompanha um zelador de 50 anos, que é contratado para cuidar de uma menina de 10 anos. Sua tarefa mais importante é preservar as dentaduras dela, que são feitas de gelo e devem ser trocadas várias vezes ao dia, além de atender aos muitos telefonemas diários do Mestre, que questiona o bem-estar da criança. A garota com os dentes de gelo nunca sai de casa, onde as persianas estão sempre fechadas. Até o dia em que o zelador é instruído a prepará-la para sair.

Tudo acontece de forma misteriosa e bizarra, como as sequências coloridas de luz que refletem os estados emocionais dos personagens, que mal conversam entre si. É inquietante, estranho e por isso a diretora encoraja o público a manter a mente aberta para tirar suas próprias conclusões. Chega apenas no sábado (15/10) na plataforma MUBI.

 

| O GRITO DAS LEOAS | VOD*

 

Três mulheres jovens, de espírito livre, enfrentam o tédio e a falta de expectativas da vida no Kosovo. Para fugir das limitações de suas existências cotidianas, elas decidem formar uma gangue e começar a cometer assaltos. Escrito, dirigido e estrelado aos 18 anos de idade pela precoce Luàna Bajrami (atriz de “Retrato de uma Jovem em Chamas”), o filme conquistou cinco prêmios internacionais nos festivais de Sarajevo, Varsóvia, Estocolmo e Raindance.

 

| A MALDIÇÃO DE BRIDGE HOLLOW | NETFLIX

 

Esta comédia infantil de Halloween só entrou na lista porque há muitos fãs dos filmes ruins de Marlon Wayans (de “Inatividade Paranormal”) e a seleção de lançamentos da semana está bem fraca em geral. A trama acompanha uma adolescente (Priah Ferguson, de “Stranger Things”) que acidentalmente liberta um espírito capaz de fazer as decorações de Halloween ganharem vida. Diante da catástrofe, ela precisa se unir a seu pai (Wayans), um homem cético que não acredita no sobrenatural, para tentar salvar a cidade.

A direção é de Jeff Wadlow (do péssimo terror inspirado na série “A Ilha da Fantasia”) e o elenco ainda conta com a cantora Kelly Rowland (“Freddy vs. Jason”), Lauren Lapkus (“A Missy Errada”) e Rob Riggle (“Anjos da Lei”). Tenha medo e não assista sozinho, deixe as crianças fazerem isso para preservar a sanidade.

 

| ASSALTO NA PAULISTA | GLOBOPLAY

 

O thriller brasileiro é inspirado no assalto real que aconteceu recentemente num grande banco da Avenida Paulista, no coração de São Paulo. A trama acompanha pai e filha adotiva que organizaram o roubo, vendo os planos ensaiados começarem a dar errado a partir da saída do banco e até a tentativa de desovar as joias roubadas no Paraguai. Dirigido por Flavio Frederico (“Boca”), o filme destaca Eriberto Leão e Bianca Bin (ambos de “O Outro Lado do Paraíso”) como protagonistas.

 

| LIMA BARRETO AO TERCEIRO DIA | VOD*

 

A produção alegórica de Luiz Antônio Pilar (“Mojubá”) se passa nos três últimos dias da internação do escritor Lima Barreto em um manicômio. Sofrendo com depressão e alcoolismo, ele relembra sua vida como jovem autor enquanto escreve “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras. Aos 42 anos, o artista fantasia sobre os personagens que criou e tem alucinações constantes que a todo instante o remetem à sua juventude. As duas versões de Lima Barreto também se confrontam com os personagens do romance, que ganham vida e aparecem em cena de forma fantasiosa e caricata. Roteiro e direção de arte foram premiados no festival Cine-PE, de Recife.

 

| TROMBA TREM – O FILME |

 

A animação brasileira, baseada na série homônima do Cartoon Network, acompanha Gajah, um elefante sem memória que, ao ficar célebre, acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco, pois ele logo se torna o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de cupins obstinados e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana. A direção é de Zé Brandão, criador dos personagens e produtor de “O Irmão do Jorel”.