Woody Allen nega que esteja se aposentando

O cineasta Woody Allen (“Blue Jasmine”) negou sua suposta aposentadoria, após o jornal espanhol La Vanguardia publicar uma entrevista em que ele afirma: “Minha ideia, em princípio, não é fazer mais filmes […]

Divulgação/Amazon

O cineasta Woody Allen (“Blue Jasmine”) negou sua suposta aposentadoria, após o jornal espanhol La Vanguardia publicar uma entrevista em que ele afirma: “Minha ideia, em princípio, não é fazer mais filmes e focar na escrita.”

Como a notícia da aposentadoria correu o mundo, os representantes do diretor emitiram um comunicado oficial, no qual afirmaram categoricamente que “Woody Allen nunca disse que estava se aposentando, nem disse que estava escrevendo outro romance.”

O comunicado explica que Allen apenas expressou o seu descontentamento com os métodos de distribuição dos filmes atualmente. “Ele disse que estava pensando em não fazer filmes, pois fazer filmes que vão direto ou muito rapidamente para plataformas de streaming não é tão agradável para ele, já que ele é um grande amante da experiência cinematográfica”, continua o comunicado.

Esse descontentamento já tinha sido expressado antes, em uma conversa com Alec Baldwin transmitida ao vivo no Instagram em junho, na qual Allen falou que planejava dirigir “pelo menos mais um filme”, afirmando que “a emoção se foi” por causa do declínio da experiência cinematográfica.

Apesar de discordar do processo de distribuição, Allen ainda encontra prazer na realização dos filmes, conforme aponta do comunicado. “Atualmente, ele não tem intenção de se aposentar e está muito animado por estar em Paris filmando seu novo longa, que será o seu 50º trabalho.”

Em sua longa carreira, Allen recebeu um recorde de 16 indicações ao Oscar de Melhor Roteiro. Ele ganhou quatro Oscars, incluindo um de Melhor Diretor por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977).

Mas, nos últimos anos, teve a carreira prejudicada pelo resgate de alegações de sua ex-parceira Mia Farrow de que teria molestado sua filha adotiva Dylan. Allen sempre negou as acusações, foi investigado nos anos 1990 e continuou a trabalhar e ser premiado. Mas após o movimento #MeToo, Dylan e seu irmão Ronan Farrow assumiram a frente de uma campanha bem-sucedida de cancelamento, que fez Allen perder contratos de distribuição de seus filmes e até editoriais, com seu livro de memórias tendo que trocar de editora pela pressão contra a publicação.

O clima negativo é tão forte que o desmentido da aposentadoria chegou a ser lamentado em diversos blogs de cinema dos EUA. Sério.

Os filmes mais recentes do diretor tiveram pouca ou nenhuma exibição na América do Norte, e vários atores americanos com quem ele trabalhou no passado também o renegaram.

“Wasp 22”, o filme que Allen está muito animado em fazer, terá um elenco todo francês.

Esse será o segundo trabalho do cineasta rodado em Paris. Ele venceu o Oscar de Melhor Roteiro com o primeiro, “Meia-Noite em Paris”, que há dez anos contou com Marion Cotillard e Léa Seydoux, mas deixou os papéis principais com artistas americanos.