Twitter bane usuário que postou vídeo racista de “A Pequena Sereia”

O Twitter baniu permanentemente um usuário que compartilhou um vídeo racista que teria “consertado” a “Pequena Sereia”. O vídeo transformava a atriz Halle Bailey, que interpreta Ariel, numa mulher branca. A alteração […]

Divulgação/Disney

O Twitter baniu permanentemente um usuário que compartilhou um vídeo racista que teria “consertado” a “Pequena Sereia”. O vídeo transformava a atriz Halle Bailey, que interpreta Ariel, numa mulher branca. A alteração foi além da cor de pele, mudando também as feições da atriz, afinando nariz e outros detalhes.

Compartilhado no início desta semana pelo usuário Vandalibm, identificado como Jesse Moriarty Erhard, o vídeo causou indignação generalizada no Twitter. Durante a postagem, o usuário banido não assumiu os créditos pela transformação, mas elogiou o trabalho, dizendo que o autor “consertou ‘A Pequena Sereia’ e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro… em menos de 24 horas”.

Vale apontar que a conta do autor do vídeo não foi afetada pelo banimento. O responsável, TenGazillionIQ, que se auto-identifica como Dr. Walid PhD, fez inclusive posts debochando da repercussão, entre seus ataques corriqueiros à comunidade LGBTQIAP+ e posts sobre islamismo.

Em sua defesa, Vandalibm disse que repostou o vídeo com propósito educativo, para demonstrar a capacidade de Dr. Walid PhD para trabalhar com computação gráfica e inteligência artificial. Um usuário rebateu: “Extremamente educativo para demonstrar o racismo de vocês”.