“Tico e Teco: Defensores da Lei” vence Emmy de Melhor Telefilme

A produção da Disney+ “Tico e Teco: Defensores da Lei” venceu o Emmy de Melhor Telefilme do ano, em cerimônia da Academia de Artes e Ciências Televisivas realizada na noite deste domingo […]

Divulgação/Disney+

A produção da Disney+ “Tico e Teco: Defensores da Lei” venceu o Emmy de Melhor Telefilme do ano, em cerimônia da Academia de Artes e Ciências Televisivas realizada na noite deste domingo (4/9) em Los Angeles.

A vitória coloca em discussão o que diferencia um filme de streaming de um produto de TV ou de cinema. Afinal, o atual vencedor do Oscar, “No Ritmo do Coração”, foi lançamento da Apple TV+ nos EUA. A distinção é, na verdade, muito simples: a produtora é que decide se concorre como telefilme no Emmy ou como filme no Oscar.

A Disney+ inscreveu “Tico e Teco: Defensores da Lei” no Emmy e levou o prêmio para casa, consagrando a comédia híbrida, que combina desenhos animados e atores reais. Foi a primeira vitória da plataforma num categoria principal, além da primeira produção com animação a vencer o prêmio de Telefilme em todos os tempos.

No longa, a amada dupla de esquilos Tico e Teco volta a se juntar após sua famosa série animada ser cancelada, desta vez para ajudar a polícia num caso de desaparecimento de personagens da Disney.

A maior surpresa da prévia é a revelação de quem é o vilão por trás deste mistério: Peter Pan, numa versão adulta e barriguda.

Com inesperado e criativo uso de metalinguagem, o vídeo também mostra a participação de vários outros personagens da Disney, além de zoar a evolução da animação nas últimas décadas – incluindo o “Sonic feio”, rejeitado em seu próprio filme. De fato, a produção chama atenção pela mistura de todo o tipo de animação existente (da convencional à computadorizada, sem esquecer massinhas), que aparecem em cena contracenando com atores de carne e osso. Ecos pós-modernos de “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988).

O elenco de dubladores destaca as vozes dos comediantes John Mulaney (“Saturday Night Live”) e Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”) nos papéis principais. Já a direção é de Akiva Schaffer (“Popstar: Sem Parar, Sem Limites”), parceiro de Samberg na trupe de humor Lonely Island, responsável pela produção.

Confira o trailer em duas versões: dublado em português e no idioma original (sem legendas).