O ator Ryan Reynolds (“Deadpool”) participou de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os perigos do câncer de cólon e as medidas preventivas que devem ser tomadas. “Não é todo dia que você pode aumentar a conscientização sobre algo que definitivamente salvará vidas. Isso é motivação suficiente para eu deixar você ver uma câmera sendo enfiada na minha bunda”, disse o astro de Deadpool no começo do vídeo.
O exame feito por Reynolds é uma maneira de tentar identificar a doença ainda no início. E foi isso que aconteceu. Durante a gravação de sua colonoscopia, os médicos descobriram um pólipo.
“Você fez uma preparação tão boa que consegui encontrar um pólipo extremamente sutil no lado direito do seu cólon”, disse o médico para Reynolds após o procedimento.
“Isso potencialmente salvou a sua vida. Eu não estou brincando. Não estou sendo muito dramático. É exatamente por isso que você faz esse procedimento”, acrescentou o médico.
Na campanha, Reynolds se juntou ao ator Rob McElhenney (“It’s Always Sunny in Philadelphia”) para ambos terem suas colonoscopias gravadas.
Os dois são sócios-proprietários de um time de futebol galês, o Wrexham AFC, da quinta divisão britânica. E a ideia da colonoscopia surgiu inicialmente como uma aposta entre os dois.
“Somos tão competitivos, que no ano passado Ryan e eu fizemos uma aposta”, explicou McElhenney. A aposta era que se ele pudesse aprendesse a falar galês, Reynolds passaria por uma colonoscopia pública.
“Nós apostamos?”, disse Reynolds. “Não me lembro disso”. Mas no momento em que McElhenney começa a falar em galês, Reynolds admite que fez a aposta e perdeu.
Em meio às brincadeiras, Reynolds e McElhenney deixaram claro que aquele era um procedimento sério, que pode salvar inúmeras vidas.
“Rob e eu completamos 45 anos este ano”, disse Reynolds. “E você sabe, parte de ter essa idade é ter que fazer uma colonoscopia. É um passo simples que pode literalmente – e é literalmente mesmo – salvar a sua vida.”
O câncer colorretal é o terceiro câncer mais frequentemente diagnosticado nos Estados Unidos, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer.
Depois de fazer a colonoscopia de McElhenney, os médicos encontraram três pequenos pólipos no ator. “Eles não eram um grande problema, mas certamente é bom que os encontramos cedo e os removemos”, disse o médico.
McElhenney aproveitou para perguntar ao médico o que ele poderia fazer para evitar uma recorrência.
O médico disse que ainda não existe evidências que mudanças na dieta possam fazer alguma diferença na prevenção do câncer, “mas o que faz a diferença é a triagem e a vigilância”, completou.
Confira o vídeo.