Pedro Almodóvar desiste de fazer primeiro longa em inglês

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar desistiu de filmar o que seria seu primeiro longa-metragem em inglês como diretor, a adaptação do livro de contos “A Manual for Cleaning Women” protagonizado por Cate […]

Instagram/TIFF

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar desistiu de filmar o que seria seu primeiro longa-metragem em inglês como diretor, a adaptação do livro de contos “A Manual for Cleaning Women” protagonizado por Cate Blanchett.

“Pedro Almodóvar deixa o projeto ‘A manual for cleaning women’, que seguirá com Cate Blanchett”, postou Agustín Almodovar, irmão e sócio do cineasta na produtora espanhola El Deseo.

A notícia já havia sido antecipada pelo site Deadline.

“Foi uma decisão muito dolorosa”, disse Almodóvar ao site. “Sonhava há muito tempo trabalhar com Cate. (A produtora) Dirty Films foi muito generosa comigo o tempo todo e estava muito entusiasmado, mas lamentavelmente não me sinto capaz de fazer este filme”, acrescentou.

Segundo a publicação, o cineasta de 72 anos concluiu que não estava preparado para comandar um projeto tão grande em inglês. Com sua saída, a produção do filme busca um novo diretor.

“A Manual for Cleaning Women” é a adaptação do livro de contos da americana Lucia Berlin, publicado no Brasil como “Manual da Faxineira”. Além de estrelar, Cate Blanchett também é produtora com sua empresa Dirty Films.

Almodóvar já dirigiu dois curtas em inglês, “The Human Voice” (2020), estrelado por Tilda Swinton, e o recente “Strange Way of Life”, com Ethan Hawke e Pedro Pascal, que será lançado em 2023. Mas nunca fez um longa-metragem que não fosse falado em espanhol.