Os Anéis de Poder: Conheça personagens e época da série de “O Senhor dos Anéis”

A Amazon Prime Video lançou nesta sexta-feira (2/9) a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, que marca um retorno à Terra Média e ao universo mágico criado pelo escritor […]

Divulgação/Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video lançou nesta sexta-feira (2/9) a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, que marca um retorno à Terra Média e ao universo mágico criado pelo escritor J.R.R. Tolkien. Não se trata, porém, de uma adaptação fiel de um único livro do autor, mas de uma releitura de muitas das suas ideias expostas ao longo da toda a sua obra.

Segundo o showrunner Patrick McKay, a Amazon “comprou os direitos de basicamente 10 mil anos da história da Terra Média”. Entretanto, o co-showrunner JD Payne deixou claro que a série não vai cobrir todo esse tempo, focando-se “apenas” num período de 3,4 mil anos, conhecidos como a Segunda Era.

A história da Terra Média é dividida em quatro grandes eras. A primeira era de Arda (ou Terra) tem início quando Eru Ilúvatar (o Deus da Terra-média) cria os Elfos e termina com a queda de Morgoth, o primeiro Lorde das Trevas e chefe de Sauron. Esse período é descrito no livro “O Silmarillion”.

Ainda que a Primeira Era tenha sido bastante explorada na obra de Tolkien, o escritor morreu antes de escrever muitos materiais sobre a Segunda Era. Tudo o que se sabe a respeito desse período vem de apêndices de “O Senhor dos Anéis”, de livros auxiliares aprovados pelo filho de Tolkien e de algumas informações espalhadas, como o capítulo “O Conselho de Elrond”, de “Sociedade do Anel”.

A trama de “Os Anéis de Poder”, portanto, se passa antes dos eventos de “O Senhor dos Anéis” (que acontecem durante a Terceira Era), numa época de prosperidade para a Terra-Média.

A Segunda Era é uma época de destaque para Númenor, um reino insular dos Homens e lar dos Númenorianos, uma nobre raça de guerreiros de dois metros de altura. Apesar de ser uma poderosa sociedade náutica, Númenor está condenada a ser engolida pelo mar.

Os Númenorianos aparecem rapidamente no filme “A Sociedade do Anel” (2001), de Peter Jackson, na primeira cena, quando Elendil e Isildur se aproximam de Sauron. Essa cena também serve para encerrar a Segunda Era, com Isildur reivindicando o anel para si e condenando toda a Terra-Média.

Além de Sauron, cuja presença na série – assim como nos filmes – deve ser mais sentida do que vista, alguns personagens bastante conhecidos de “O Senhor dos Anéis” devem aparecer em “Os Anéis do Poder”. Entre estes, o destaque vai para Elrond e Galadriel.

Originalmente interpretados por Hugo Weaving e Cate Blanchett, respectivamente, esses personagens atravessam as três eras da Terra-Média (eles só não estão presentes na Quarta Era, pois essa é Idade dos Homens). “Anéis do Poder” vai acompanhar esses personagens na sua juventude, em encarnações muito diferentes daquelas vistas nos filmes.

Conheça, então, alguns dos principais personagens de “Os Anéis do Poder”.

GALADRIEL

Interpretada por Morfydd Clark (“Saint Maud”), Galadriel é uma das Elfas mais poderosas da Terra-Média. Deixando de lado a sua qualidade etérea vista em “A Sociedade do Anel”, “Os Anéis do Poder” vai mostrar o lado guerreiro da personagem.

ELROND

O Elrond interpretado por Robert Aramayo (“Game of Thrones”) será visto como o mais jovem dos Elfos. Ele ainda não se reconciliou com seu passado e com aquilo que se espera dele. O pai e a mãe de Elrond salvaram o mundo e o irmão dele criou os Númenor, o que coloca bastante pressão nos ombros do jovem.

ARONDIR

Vivido pelo ator Ismael Cruz Córdova (“The Undoing”), Arondir é um elfo originário das Terras do Sul, de onde ele vigia os humanos alinhados a Sauron. Na série, ele terá um romance com uma humana.

CELEBRIMBOR

Vindo de uma longa linhagem de joalheiros, Celebrimbor (interpretado por Charles Edwards, de “The Crown”), é o Lorde de Eregion e é o joalheiro mais famoso de seu tempo. Nas histórias de Tolkien, Celebrimbor foi manipulado para forjar os Anéis de Poder por Sauron.

ELENDIL

Interpretado por Lloyd Owen (“Apollo 18 – A Missão Proibida”), Elendil é um humano originário de Númenor. O personagem é uma espécie de herói relutante, que tenta conciliar o seu lado político com a sua necessidade de manter a sua família segura.

ISILDUR

Personagem já conhecido dos fãs de “O Senhor dos Anéis”, Isildur foi aquele que não conseguiu destruir o Um Anel quando teve a chance. Em vez disso, ele cedeu à própria ganancia e ficou com o Anel para si – o que causou a sua morte. A série vai mostrar a juventude do personagem, apresentando-o como uma espécie de “rebelde sem causa”, conforme explica o seu intérprete, Maxim Baldry (“Hollyoaks”). Também originário de Númenor, o Isildur de “Os Anéis do Poder” está em busca de algo novo, mas não sabe exatamente o quê.

GIL-GALAD

O personagem foi o último Alto Rei dos Noldor, uma das principais divisões dos Elfos. Ele foi um dos Elfos que lutaram na batalha contra Sauron, com o intuito de destruir o Um Anel. Na série, Gil-Galad será interpretado por Benjamin Walker (“Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”).

DURIN IV E DISA

Interpretados por Owain Arthur (“O Grande Ivan”) e Sophia Nomvete (“Swashbuckle”), Durin IV e Disa são o rei e a rainha das Minas de Mória, vista em “A Sociedade do Anel” como um local destruído. Aqui, porém, as minas estarão em pleno funcionamento, graças ao governo do casal.

NORI, POPPY, LARGO E MARIGOLD BRANDYFOOT

Embora a obra de Tolkien não destaque a participação dos hobbits durante essa época, os showrunners da atração encontraram um jeito de trazer esses amados personagens de volta. Nori, Poppy e Marigold Brandyfoot são representantes da raça “Pés-Peludos” (Harfoots). Nori (interpretada por Markella Kavenagh, de “Picnic at Hanging Rock”) é descrita como uma personagem resoluta, curiosa e inquisitiva. Poppy (Megan Richards, de “Wanderlust – Navegar é Preciso”), por sua vez, é mais cautelosa e observadora. Já Largo (Dylan Smith, de “I Am the Night”) e Marigold (Sara Zwangobani, de “Home and Away”) são os líderes da tribo dos “Pés-Peludos” e têm dificuldade em conciliar a personalidade da sua filha Nori.

BRONWYN

A personagem humana Bronwyn (interpretada por Nazanin Boniadi, de “Atentado ao Hotel Taj Mahal”) será o interesse romântico do elfo Arondir. Ela também é a curandeira da vila de Tirharad.

THEO

Filho de Bronwyn, Theo (Tyroe Muhafidin, de “Caravan”) também é residente na vila de Tirharad. Embora não tenham sido divulgados muitos detalhes a respeito do personagem, é possível que ele tenha bastante importância para a história, um vez que ele é visto empunhando uma espada quebrada que também foi usada como pôster da atração.

HALBRAND

Vivido por Charlie Vickers (“Medici: Mestres de Florença”), Halbrand é um membro das Terras do Sul, um povo que está sendo punido por lutar do lado errado da guerra no final da Primeira Era. Ele tenta deixar o seu passado para trás e recomeçar a sua vida, e sua jornada o leva até Galadriel.

EÄRIEN

Humana originária de Númenor, Eärien (intepretada por Ema Horvath, de “A Forca Ato II”) é a irmã mais nova de Isildur. Seu nome significa “Filha do Mar”, o que indica a sua relação com a ilha onde ela mora.

PHARAZÔN

Chanceler de Númenor, Pharazôn (Trystan Gravelle, de “Mr Selfridge”) governa a ilha no lugar de seu pai doente, Tar-Palantir. Ele tem um profundo amor por seu povo e pela sua família, e tem grandes planos políticos para Númenor.

KEMEN

Filho de Pharazôn, Kemen (Leon Wadham, de “The Bad Seed”) deseja seguir os passos do seu pai, mas não tem a experiência. Ele tem muita paixão pela política, mas pouco conhecimento, e usa o seu charme a seu favor.