James Cameron passou um ano escrevendo “Avatar 2” só pra jogar o roteiro fora

O diretor James Cameron revelou ao jornal britânico The Times que passou um ano trabalhando num roteiro completo de “Avatar 2”, que, após ficar pronto, foi jogado no lixo. “Quando sentei com […]

Divulgação/20th Century Studios

O diretor James Cameron revelou ao jornal britânico The Times que passou um ano trabalhando num roteiro completo de “Avatar 2”, que, após ficar pronto, foi jogado no lixo.

“Quando sentei com meus roteiristas para começar ‘Avatar 2’, disse que não poderíamos fazer o próximo até entendermos por que o primeiro foi tão bem”, disse Cameron. “Precisamos decifrar o código do que diabos aconteceu.”

Cameron e sua equipe chegaram à seguinte conclusão: “Todos os filmes funcionam em níveis diferentes. A primeira é a superfície, que é personagem, problema e resolução. A segunda é temática. O que o filme está tentando dizer? Mas ‘Avatar’ também funcionou em um terceiro nível, o subconsciente. Eu escrevi um roteiro inteiro para a sequência, li e percebi que não chegara ao nível três. Bum! Recomeçar. Isso levou um ano.”

Este roteiro foi inteiramente abandonado para a criação de uma nova história, que ganhou o título de “Avatar: O Caminho da Água” e chegará em 15 de dezembro aos cinemas do Brasil.

Cameron já havia mencionado o tal “terceiro nível” e o processo de escrita do novo filme em maiores detalhes, ao participar do “The Marianne Williamson Podcast” no ano passado.

“Havia um terceiro nível também… era uma sensação onírica, um desejo de estar lá, estar naquele espaço, estar em um lugar seguro”, disse Cameron na ocasião. “Seja voar, aquela sensação de liberdade e alegria, ou estar na floresta onde você pode sentir o cheiro da terra. Era uma coisa sensorial que se comunicava em um nível muito profundo. Essa foi a espiritualidade do primeiro filme.”

Cameron revelou na mesma entrevista que quase demitiu seus roteiristas da sequência de “Avatar” porque eles estavam inicialmente determinados a criar novas histórias em vez de descobrir o DNA que fez do primeiro filme um recorde.

“Quando me sentei para escrever as sequências, que seriam três na época, antes de eventualmente se transformarem em quatro, reuni um grupo de roteiristas e disse: ‘Não quero ouvir as novas ideias de ninguém ou os argumentos de qualquer um até termos passado algum tempo descobrindo o que funcionou no primeiro filme, o que se conectou e por que funcionou’”, disse Camerons. “Eles continuaram querendo falar sobre as novas histórias. Eu disse: ‘Ainda não estamos fazendo isso’. Eventualmente eu tive que ameaçar demiti-los porque eles estavam fazendo o que os escritores fazem, que é tentar criar novas histórias. Eu disse: ‘Precisamos entender qual era a conexão e protegê-la, proteger essa brasa e essa chama.’”