Brad Pitt estreia como escultor em exposição na Finlândia

O ator Brad Pitt (“Trem-Bala”) estreou como escultor com a exposição de suas primeiras obras no Museu de Arte Sara Hildén, na Finlândia. As esculturas do ator foram divulgadas no último sábado […]

Instagram/Sara Hildén Art Museum

O ator Brad Pitt (“Trem-Bala”) estreou como escultor com a exposição de suas primeiras obras no Museu de Arte Sara Hildén, na Finlândia. As esculturas do ator foram divulgadas no último sábado (17/9), como parte de uma exposição maior do artista britânico Thomas Houseago, que é mentor de Pitt e do cantor Nick Cave no mundo das artes.

Além das esculturas de bronze e gesso de Pitt, a exposição também contém uma série de cerâmica do músico australiano Nick Cave. “Para Nick e eu, este é um mundo novo e nossa primeira entrada”, disse o ator à emissora finlandesa Yle. Segundo o próprio Pitt, suas esculturas são um “inventário radical de eu”.

“Para mim, é sobre autorreflexão. É sobre onde errei em meus relacionamentos, onde errei, onde sou cúmplice”, disse Pitt. “Para mim, nasceu da propriedade do que chamo de um inventário radical do eu, sendo brutalmente honesto comigo e levando em conta aqueles que eu possa ter ferido, e os momentos em que errei.”

Entre as nove obras de Pitt em exposição, está uma chamada “Aiming At You I Saw Me But It Was Too Late This Time” (Apontando para você eu me vi, mas era tarde demais desta vez), um painel de gesso “representando um tiroteio” ​​entre oito figuras tentando romper a estrutura. Há também uma casa em miniatura feita de casca de árvore e presa com fita adesiva.

O ator supostamente começou a trabalhar com cerâmica após seu divórcio de Angelina Jolie, passando até 15 horas por dia no estúdio de Houseago em Los Angeles em 2017. Relatos indicam que ele convidou Leonardo DiCaprio para seu estúdio durante a produção de “Era Uma Vez em Hollywood” (2019), para os dois “unirem-se pelo amor compartilhado pela cerâmica”.

Pitt também disse à revista GQ em agosto que considerava seu trabalho em cerâmica não como arte, mas como um “tipo de esporte solo, muito silencioso e muito tátil”.

Ele se junta à crescente lista de atores que também se dedicam às artes plásticas, como Pierce Brosnan (“The Son”), Sylvester Stallone (“Samaritano”), Jim Carrey (“Sonic: O Filme”) e Johnny Depp (“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”), que ganhou mais de US$ 3,6 milhões em poucas horas depois de lançar 780 gravuras na galeria Castle Fine Art, em Londres, esgotadas quase imediatamente.

No cinema, Brad Pitt será visto em breve no filme “Babilônia”, novo trabalho do cineasta Damien Chazelle (“La La Land: Cantando Estações”), que estreia nos EUA em circuito limitado no dia do Natal, buscando uma vaga no Oscar.