Bill Skarsgård será Nosferatu no remake do diretor de “A Bruxa”

O remake do clássico do cinema mudo “Nosferatu” (1922), que será dirigido por Robert Eggers (“A Bruxa”), definiu o novo intérprete do vampiro e sua vítima. O sueco Bill Skarsgård (“It: A […]

Divulgação/Netflix

O remake do clássico do cinema mudo “Nosferatu” (1922), que será dirigido por Robert Eggers (“A Bruxa”), definiu o novo intérprete do vampiro e sua vítima. O sueco Bill Skarsgård (“It: A Coisa”) negocia viver o papel-título, enquanto Lily-Rose Depp (“Viajantes”) está cotada para o principal papel feminino.

Bill Skarsgård já tem experiência em viver vampiro. Seu primeiro papel de destaque em inglês foi como uma criatura da noite na série “Hemlock Glove” (2013-2015), da Netflix. Curiosamente, sua participação no remake vai acontecer após o diretor comandar seu irmão mais famoso, Alexander Skarsgård, no recente “O Homem do Norte” (2022).

Em desenvolvimento há alguns anos, a produção esteve prestes a ser estrelada pelo cantor Harry Styles e Anya Taylor-Joy, com quem Eggers filmou “A Bruxa” (2015), mas a pandemia impediu o cronograma original e o elenco precisou ser reformulado após conflitos de agenda.

Em entrevista ao podcast do site Indiewire, o diretor contou que tem obsessão pela história do ator Max Schreck, o Nosferatu original, desde que era criança, depois de ver uma foto do Conde Orlok num livro, a ponto de convencer sua mãe a dirigir até uma locadora em outra cidade para alugar um vídeo do filme. Algum tempo depois, quando tinha 17 anos, ele fez uma adaptação da história para o teatro.

Além de dirigir, Eggers vai escrever a adaptação.

Vale observar que este será o quarto “Nosferatu” – ou quinto, se contar “Drácula em Veneza” (1988).

O original de 1922 é um clássico do expressionismo alemão, dirigido pelo mestre F.W. Murnau.

Ele foi refilmado pela primeira vez em 1979 pelo diretor alemão Werner Herzog, com o ator Klaus Kinski (“Fitzcarraldo”) no papel do vampiro. Kinski ainda voltou a reviver o personagem no citado trash “Drácula em Veneza”, que teve seu diretor demitido no meio das filmagens.

Há ainda uma animação francesa, do mestre dos quadrinhos Philippe Druillet, lançada em 2002.

Além disso, o cineasta indie David Lee Fisher disponibilizou uma versão de “Nosferatu” direto em VOD em 2017, com Doug Jones (“Hellboy”) no papel principal.

“Nosferatu” é tão lendário que até a história de seus bastidores virou filme, na ficção “A Sombra do Vampiro” (2000), em que Willem Dafoe (“Meu Amigo Hindu”) viveu Max Schreck como um vampiro de verdade.

Para completar o clima macabro, há sete anos o crânio do diretor do filme original, Friedrich Wilhelm Murnau, foi roubado de sua sepultura na Alemanha.

Veja abaixo o trailer do filme original.