A atriz e cantora Olivia Newton-John (“Grease – Nos Tempos da Brilhantina”) voltou ao todo das paradas uma semana após sua morte. Segundo a revista Variety, o consumo de músicas e vídeos estrelados por Newton-John teve um aumento impressionante de 614%.
Ao todo, o número de plays em vídeos e músicas de Newton-John em diferentes serviços de streaming totalizou 11.267.494 em uma semana. Os números se tornam ainda mais impressionantes quando percebemos que o cálculo semanal foi encerrado na quinta-feira (11/8), ou seja, apenas três dias após a morte da atriz.
Na semana anterior, Newton-John teve 1.577.978 streams sob demanda. Vale destacar que embora os números atuais sejam exorbitantes, os números anteriores não eram ruins – ainda mais se levarmos em consideração que a última vez que Olivia Newton-John esteve no topo das paradas foi na década de 1980.
Seu airplay durante essa semana teve um aumento percentual de 1481%. Subiu de 382.500 execuções de músicas semanais para 6.048.300.
Isso também impulsionou o aumento de vendas, que passaram de 241 álbuns vendidos na semana anterior para 5.836 na semana seguinte, contabilizando um aumento de 2135%. Ainda assim, as vendas são pouco importantes na era do streaming.
Curiosamente, a venda da trilha sonora de “Grease” aumentou “apenas” 231% (com um total de 8.418.675 plays), um número relativamente menor do que o dos outros álbuns da cantora. Mas isso não é um demérito da trilha sonora do filme, apenas um indicativo de que as pessoas já costumavam ouvir o álbum antes mesmo da morte de Olivia.