Morte de Claudia Jimenez comove artistas: “Comediante referência”

A morte inesperada da atriz Claudia Jimenez gerou comoção entre os colegas artistas. A estrela dos humorísticos “Escolinha do Professor Raimundo” e “Sai de Baixo”, e de muitos filmes e novelas, faleceu […]

Instagram/Françoise Forton

A morte inesperada da atriz Claudia Jimenez gerou comoção entre os colegas artistas. A estrela dos humorísticos “Escolinha do Professor Raimundo” e “Sai de Baixo”, e de muitos filmes e novelas, faleceu na manhã deste sábado (20/8) de insuficiência cardíaca, aos 63 anos.

Em publicações nas redes sociais, famosos exaltaram o talento de Cláudia para a comédia, sua paixão pela vida e o bom humor que sempre demonstrava, dentro e fora dos estúdios de gravação.

Miguel Falabella, que escreveu novela e série estrelada pela amiga, e atuou ao lado dela no “Sai de Baixo”, foi um dos primeiros a se manifestar, ainda pela manhã. “Fui procurar uma foto para ilustrar essa postagem e me deparei com uma vida. Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos, ao seu único e irreproduzível tempo de comédia. Você estará para sempre usando aquele biquíni selvagem que nos ensolarou a existência, Claudinha. Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem. Betty Lago e Mercedinha certamente vão recebe-la em festa! A nós, resta a saudade e a responsabilidade de manter viva a memória do seu imenso talento! Te amo! Descanse em paz!”, ele escreveu no Instagram.

Tom Cavalcanti, outro colega do “Sai do Baixo”, fez um texto emocionado no Instagram.

“Minha amada Claudinha, soube agora da sua partida! É sempre assim a indesejável da morte, chega sem avisar. Estou profundamente triste e aqui parado escrevendo meu texto de despedida com lagrimas nos olhos e com aquela vontade enorme de te ligar, ouvir sua voz, rimos juntos como sempre para ao final vermos que tudo não passou de mais uma pegadinha daquelas que o Ribamar aprontava com a sua eterna Edileuza. Sei que não, por isso falo por aqui!”, começou ele.

E então exaltou a parceira. “Você é parte da minha vida em valiosos e inesquecíveis momentos. Nossas vidas se cruzaram para meu orgulho e privilegio e tenho isso como sagrado. Tua luz não se apaga aqui, ela simplesmente se move plena em luminosidade infinita. Gratidão amiga pelo impacto profissional de sucesso que causaste em minha vida e na vida de milhares!”, afirmou.

Marisa Orth, também do “Sai de Baixo”, enalteceu a colega, com quem também trabalhou na novela “Haja Coração”. “A melhor comediante de todas. A mais engraçada. Pessoa seríssima, comprometida, jamais imaginariam que dentro daquele espetacular deboche morava uma garota ainda muito sensível e profunda. Claudinha se tornou uma bela amiga, musa da minha vida na comédia (eu sempre tento pensar como aquela frase ficaria na boca dela), e dona do dia em que meu único filho nasceu. ‘Dê limite Marisa!’, dizia ela, sendo nós duas crentes da astrologia. Te Amo Cláudia. Que triste perder você”, escreveu.

A atriz Maitê Proença lembrou da peça que fizeram juntas. “Sou muito agradecida a quem me faz rir, e você foi insuperável, com seu tempo perfeito, suas frases que não terminavam e deixavam pro ouvinte concluir. Fizemos a peça ‘Na Sauna Juntas’ e foi pra você que contei primeiro que estava grávida da Maria, depois de 10 anos tentando. Vibramos juntas. Claudia… uma menina. Muito fora de hora isso”.

Tata Werneck reuniu uma série de fotos com Claudia para exaltar a amiga. “Querida amiga, Comediante referência para qualquer pessoa que sonhe em trabalhar com humor. Você é genial. E quando fizemos novela juntas nós tornamos amigas. Você virou uma confidente. Me dava colo. Conselhos. E mostrava seu talento todos os dias. Me apaixonei por você. Viramos sobrinha e tia. Te amo. Grande devota de Santa Terezinha. Mais uma coisa que você me ensinou. Eu te amo demais Claudinha. Obrigada. Um beijo imenso na Stella e em toda sua família”, exaltou.


A atriz Francoise Forton destacou a falta que Jimenez fará no cenário artístico. “Uma gênia do humor: Claudia Jimenez. Uma personalidade forte, uma mega inteligência cênica, talento único. Tudo que ela fazia no palco tinha um olhar diferente, um humor moderno, uma pausa, uma assinatura, uma luz própria. É como se Claudia fosse uma escola de interpretação”, relatou.

O comediante Helio de La Penã agradeceu os risos proporciados. “Uma das maiores comediantes do Brasil agora descansa. Obrigado pelas gargalhadas, Claudia Jimenez”, lamentou.

O autor de novelas Walcyr Carrasco descreveu o sábado como “um dia muito triste para o humor brasileiro”.

A autora Gloria Perez foi pelo mesmo caminho: “O sábado chegou triste, sem a Claudia”.

Fora das redes sociais, o ator Tony Ramos também prestou uma homenagem à amiga, com quem contracenou nas novelas “Torre de Babel” (1998) e “As Filhas da Mãe” (2001). Emocionado, o ator relembrou alguns momentos especiais ao lado da atriz durante a participação no programa “É de Casa”, da Globo.

“Quando nos cruzávamos no corredor era uma enorme festa. Sempre que ela encontrava a minha mulher dizia: ‘Linda! Segura esse homem’. Tínhamos papos filosóficos sobre vida, comportamento, projetos teatrais. Era uma querida, a gente conversava e filosofava sobre o teatro, era sempre uma alegria quando nos encontrávamos”, recordou o artista.

“O Brasil perde uma grande humorista, mas também uma atriz de profundidade, que não queria fazer rir só pela piada. Isso que é importante”, enfatizou o ator.

“Ela vinha dando alguns sustos na gente com a saúde, mas agora foi descansar. Minha querida amiga, descanse em paz. Só posso dizer que estará presente sempre”, concluiu.