Festival do Rio anuncia seleção nacional de 2022

A organização do Festival do Rio anunciou os filmes da Première Brasil, a seleção nacional de sua edição de 2022, que inclui a mostra competitiva do evento. O festival que mais exibe […]

Instagram/Julia Murat

A organização do Festival do Rio anunciou os filmes da Première Brasil, a seleção nacional de sua edição de 2022, que inclui a mostra competitiva do evento.

O festival que mais exibe filmes nacionais vai trazer 70 produções, entre longas e curtas-metragens, que estarão distribuídos por cinco mostras: Competição Nacional, Novos Rumos, Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. A lista foi resultado de uma seleção que analisou mais de 450 curtas e 200 longas inscritos.

Entre os trabalhos selecionados, destacam-se “Regra 34”, filme de Julia Murat que venceu o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, na Suíça, e “Pirlimps”, a nova animação de Alê Abreu, indicado ao Oscar por “O Menino e o Mundo”, além de novas obras de cineastas consagrados como Marcelo Gomes (premiado em Cannes por “Cinema, Aspirinas e Urubus”), Adirley Queirós (premiado no IndieLisboa por “Mato Seco em Chamas”), Carolina Jabor (premiada no próprio Festival do Rio por “A Teus Olhos”), Fellipe Barbosa (premiado em Cannes por “Gabriel e a Montanha”), Iberê Carvalho (premiado em Gramado por “O Último Cine Drive-In”), José Eduardo Belmonte (vencedor do Festival do Rio por “Se Nada Mais Der Certo”), filmes dirigidos pelos atores Murilo Benício e Johnny Massaro, e muitos outros.

O principal palco do evento, que acontece entre os dias 6 e 16 de outubro, será novamente o tradicional Cine Odeon, sala localizada na Cinelândia, que irá abrigar as sessões de gala internacionais, além das nacionais Hors Concours.

Confira abaixo os filmes selecionados para a Première Brasil.

COMPETIÇÃO NACIONAL

Longas de Ficção

“Bem-Vinda, Violeta”, de Fernando Fraiha
“Bocaina”, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa
“Carvão”, de Carolina Markowiczs
“Fogaréu”, de Flávia Neves
“Mato Seco Em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
“Paloma”, de Marcelo Gomes
“Paterno”, de Marcelo Lordello
“Perlimps”, de Alê Abreu
“Propriedade”, de Daniel Bandeira
“Regra 34”, de Julia Murat
“Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães

Longas de Documentário

“7 Cortes de Cabelo no Congo”, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi
“A Assembleia – Brasil”, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim
“Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente
“Exu e o Universo”, de Thiago Zanato
“Fausto Fawcett Na Cabeça”, de Victor Lopes
“Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie
“Não É a Primeira Vez Que Lutamos Pelo Nosso Amor”, de Luis Carlos de Alencar
“Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, de Felipe Hirsch
“Sociedade do Medo”, de Adriana Dutra

Curtas

“Abscesso”, de Bianca Iatallese
“Big Bang”, de Carlos Segundo
“Cinema Vivo”, de Chris MN
“Contando Aviões”, de Fabio Rodrigo
“Escasso”, de Gabriela Gaia Meirelles
“Garotos Ingleses”, de Marcus Curvelo
“Kokoro – De Coração a Coração”, de André Hayato Saito
“Mulheres Árvore”, de Wara
“Peixes Não Se Afogam”, de Anna Azevedo
“O Senhor do Trem”, de Aída Queiroz e Cesar Coelho
“Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão
“Selfie”, de Alex Sernambi
“Solmatalua”, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
“Tiro de Misericórdia”, de Augusto Barros

NOVOS RUMOS

Longas

“A Cozinha”, de Johnny Massaro
“A Filha do Caos”, de Juan Posada
“Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina
“Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zaumpaulo
“O Acidente”, de Bruno Carboni
“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre
“Lilith”, de Bruno Safadi
“Ciclo”, de Ian SBF

Curtas

“Aluísio, o Silêncio e o Mar”, de Luiz Carlos Vasconcellos
“Caminhos Afrodiaspóricos do Recôncavo da Guanabara”, de Wagner Novais
“Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaína Wagner
“E Nada Mais Disse”, de Júlia Menna Barreto
“Entre a Colônia e As Estrelas”, de Lorran Dias
“Êra Punk”, de Flávio Galvão
“Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli
“Iceberg”, de Will Domingos

HORS CONCOURS

“Abestalhados 2”, de Marcos Jorge, Marcelo Botta
“Andança – Os Encontros e As Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz
“A Praga, de José Mojica Marins + a Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti e Eugenio Puppo
“Matheus Sundfeld”, Pedro Junqueira
“Derrapada”, de Pedro Amorim
“Down Quixote”, de Leonardo Cortez
“Miucha, a Voz da Bossa Nova”, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
“O Pastor e o Guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte
“Pérola”, de Murilo Benício

HORS CONCOURS / NOVOS RUMOS

“Domingo à Noite”, de André Bushatsky

O ESTADO DAS COISAS

Longas

“Boicote”, de Julia Bacha
“Corpolítica”, de Pedro Henrique França
“Direito de Sonhar”, de Theresa Jessouroun
“Fio do Afeto”, de Bianca Lenti
“Palco de Luta”, de Iberê Carvalho
“Regenerar: Caminhos Possíveis Em Um Planeta Machucado”, de Maria Clara Parente
“Um Tiro no Escuro”, de Paulo Ferreira

Curtas

“Romão”, de Clementino Júnior
“Socorro”, de Susanna Lira
“Sinfonia da Vacina”, de Guilherme Coelho e Julia de Simoni
“Tekoha”, de Carlos Adriano

RETRATOS

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
“Daniel Senise – Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa”, de Bernardo Pinheiro
“De Você Fiz Meu Samba”, de Isabel Nascimento Silva
“Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto de Oliveira
“Elton Medeiros: o Sol Nascerá”, de Pedro Murad
“Luzes Mulheres Ação”, de Eunice Gutman
“Otto: De Trás P/ Diante”, de Helena Lara Resende e Marcos Ribeiro
“Quando a Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade

ESPECIAL CLÁSSICOS

“Assalto ao Trem Pagador” (1962), de Roberto Farias
“O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte

MIDNIGHT

“O País da Pornochanchada”, de Adolfo Lachtermacher