A Roadside Attractions divulgou o trailer de “Call Jane”, drama baseado em fatos reais sobre uma rede clandestina de abortos que funcionou nos EUA nos anos 1960.
A trama se passa em 1968, num período anterior à legalização do aborto nos EUA, quando a dona de casa vivida por Elizabeth Banks (“As Panteras”) descobre por seu médico que pode morrer se não interromper sua gravidez. Como seu aborto é proibido pelas vias legais, ela encontra uma alternativa no grupo autodenominado de Jane, liderado pelas personagens de Sigourney Weaver (“Avatar”) e Wunmi Mosaku (“Loki”), que lutam para que todas as mulheres possam ter a opção de abortar, independentemente de sua situação legal ou condição financeira. Mas a iniciativa chama atenção da polícia.
A produção marca a estreia na direção de cinema da dramaturga Phyllis Nagy, que foi indicada ao Oscar pelo roteiro de “Carol”.
Apesar de ser um drama de época, a história escrita por Roshan Sethi e Hayley Schore (da série médica “The Resident”) se tornou bastante atual graças à reversão dos direitos ao aborto em muitos estados dos EUA, o que causou um retorno às situações descritas no filme.
Vale lembrar ainda que, recentemente, a HBO Max lançou um documentário sobre essa história, “As Janes: Mulheres Anônimas”, disponibilizado em junho em sua plataforma de streaming.
A estreia de “Call Jane” está marcada para 28 de outubro nos EUA e ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.