A cantora Britney Spears decidiu abrir o coração e contar o que passou nos últimos anos num áudio de 22 minutos que foi divulgado no YouTube neste fim de semana.
No depoimento espontâneo, a artista de 40 anos relatou os diversos “abusos” que alega ter sofrido por parte da família, ao longo da mais de uma década em que esteve sujeita a uma tutela, sem poder decidir nada sobre sua própria vida.
“Esta manhã, quando acordei, percebi que há muitas coisas que passam pela minha cabeça que não compartilhei com ninguém”, diz Spears emocionada na gravação.
“Não ganho nada em partilhar isto”, ela destacou. “Tive propostas de entrevistas com a Oprah e com muitas pessoas por muito dinheiro, mas isso é uma loucura. Não quero nada nisso. Para mim, isto é muito mais do que apenas me sentar e dar uma entrevista”, afirmou.
“Eles me mataram, literalmente. Me colocaram no lixo. Senti que a minha família me colocou no lixo. Atuava para milhares de pessoas à noite em Vegas, com a ansiedade de ser artista, com as gargalhadas, com o respeito… era uma máquina. Era uma máquina, quase não era humana. Era uma loucura”, lamenta.
Britney conta que foi forçada a ficar internada num clínica psiquiátrica em 2019, depois de ter criticado um passo de dança durante um ensaio. Enquanto isso, a família desfrutava de uma estadia na sua casa de praia.
No áudio, ele descreve que não tinha qualquer privacidade dentro da clínica, sendo que era obrigada a mudar de roupa à frente de outras pessoas e a submeter-se a “duras” técnicas terapêuticas.
“Fizeram uma lavagem cerebral muito intensa para que eu sentisse que precisava deles”, alega. “’Se não fizer aquilo que te pedem, vamos te mostrar quem manda aqui’”, lembra.
Ela afirmou que seu telefone foi grampeado e, por isso, se sentia insegura para pedir ajuda.
“Enquanto tudo isso acontecia, minha mãe foi testemunha disso, meu irmão, meus amigos… todos aceitaram”. Ela apontou que nenhum familiar a defendeu desde que foi colocada sob tutela do pai em 2007, após sofrer um colapso nervoso.
“Como é que eles ficaram impunes? (…) Estou partilhando isto porque quero que as pessoas saibam que sou humana. Sinto-me uma vítima depois destas circunstâncias, e como me posso curar se não falar sobre o assunto?”, questiona, por fim.
Desde que recuperou sua liberdade na Justiça, no final do ano passado, Spears se casou com seu namorado Sam Asghari e voltou à música. Sua primeira gravação desde o fim da tutela, uma parceria com Elton John chamada “Hold Me Closer”, foi lançada na sexta passada (26/8).