Baterista dos Monkees processa Departamento de Justiça dos EUA por espionar a banda

Micky Dolenz, baterista e vocalista da banda The Monkees, entrou com um processo contra o Departamento de Justiça dos EUA nessa terça-feira (30/8), com o intuito de obter os arquivos secretos que […]

Divulgação/NBC

Micky Dolenz, baterista e vocalista da banda The Monkees, entrou com um processo contra o Departamento de Justiça dos EUA nessa terça-feira (30/8), com o intuito de obter os arquivos secretos que o FBI compilou sobre a banda enquanto eles protestavam contra a Guerra do Vietnã, nos anos 1960.

O processo foi registrado no tribunal federal, em Washington, após várias tentativas frustradas de obter os registros por meio da Lei de Liberdade de Informação. “Este processo foi projetado para obter quaisquer registros que o FBI criou e/ou possua sobre os Monkees, bem como sobre seus membros individuais”, afirma a ação.

O site do FBI confirma que a banda é objeto de dois arquivos, sendo que um desses arquivos foi “omitido inteiramente”. O outro arquivo é um memorando do escritório de campo de Los Angeles, datado de 1967, e divulgado em 2011 com várias informações omitidas.

Arquivado com o nome errado de “The Monkeys”, o documento confirmava a investigação de “quatro jovens que se vestem como ‘tipos beatnik'” e que “cantam em conjunto”. Na época, um informante do FBI afirmou que as apresentações da banda continham “mensagens subliminares” com a intenção de causar uma “intervenção de natureza política de esquerda”.

As apresentações da banda eram acompanhadas de imagens exibidas em um telão. E, segundo os documentos censurados, as imagens lá exibidas traziam “mensagens anti-EUA sobre a guerra no Vietnã”, além de mostrarem os conflitos que aconteciam em solo americano, como a marcha pelos direitos civis ocorrida em Selma, no Alabama.

Dolenz ficou sabendo da existência desses documentos depois que seu advogado – e fã – Mark Zaid sugeriu que eles verificassem se o FBI tinha algum arquivo sobre ele. O documento encontrado “apenas reforçou para mim que havia realmente algo ali”, o advogado contou à revista Rolling Stone.

Ainda assim, o advogado admite que não sabe o que vai encontrar nos documentos. “Ainda estamos pescando, mas sabemos que há peixes na água”, disse ele. “Teoricamente, qualquer coisa poderia estar nesses arquivos. Não temos ideia de quais registros existem. Pode ser quase nada. Mas veremos em breve.”

O processo aponta que tanto Dolenz quanto os seus falecidos companheiros de banda – Michael Nesmith, Peter Tork e Davy Jones – costumavam passar tempo com outros músicos investigados pelo FBI, como Jimi Hendrix e John Lennon. Conforme aponta o advogado, o FBI “era famoso por monitorar a contracultura, cometendo ou não ações ilegais”.

Os Monkees expuseram seus sentimentos a respeito da guerra em algumas das suas canções, como “Last Train to Clarksville”, sobre um jovem recrutado para lutar no Vietnã. Na letra, o rapaz que se despedia ao pegar o último trem dizia que não sabia se conseguiria voltar para casa. Lembre da música abaixo.