Divulgação/ABC

Will Smith pede desculpas a Chris Rock por tapa no Oscar 2022

O astro Will Smith gravou um vídeo para se desculpar sobre o tapa que desferiu no comediante Chris Rock durante o Oscar 2022, após uma piada sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith. Embora tenha pedido desculpas por escrito nas redes sociais, esta é a primeira vez em que ele se manifesta sobre o assunto diante de câmeras. Também é o primeiro post do ator desde o pedido original de desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, publicado em março em seu Instagram.

“Passou um tempo… nos últimos meses, eu pensei muito e trabalhei muito em mim mesmo. Vocês fizeram muitas perguntas justas que eu queria tirar um tempo para responder”, ele explicou sobre a demora em se manifestar e a decisão de finalmente abordar o assunto, num texto de introdução ao vídeo.

Smith ressaltou que não se desculpou com o comediante em seu discurso de agradecimento pela estatueta de Melhor Ator, pois “estava tudo confuso naquele momento”. Mas buscou contatá-lo depois. “Eu tentei contato, mas a mensagem que me veio é a de que ele não está pronto para conversar. Quando ele estiver, ele virá falar comigo”, afirmou.

Então, pediu desculpas a Chris Rock por meio do vídeo. “Falo diretamente a você, Chris. Peço desculpas a você. Meu comportamento foi inaceitável e estou aqui se estiver pronto para conversar”.

O ator também se desculpou com a mãe do comediante. “Eu vi uma entrevista da mãe dele e essa foi uma das coisas daquele momento, eu não estava pensando. Eu não percebi quantas pessoas se machucaram com aquele momento”, continuou.

“Passei os últimos três meses revendo e entendendo as nuances e complexidades do que aconteceu naquele momento. Não vou tentar falar sobre tudo isso agora, mas posso dizer a todos vocês que não existe nenhuma parte de mim que acha que aquele foi o jeito certo de me comportar naquele momento. Não existe nenhuma parte de mim que acha que aquele foi o melhor jeito para lidar com os sentimentos de desrespeito ou insulto”, disse o ator, reiterando que Jada não lhe pediu para fazer qualquer coisa após a piada de Chris na premiação. “Fiz uma escolha própria, baseado na minha experiência e na minha história com Chris”.

O ator pediu, a seguir, desculpas à esposa e à sua família pelo “furor que causou a todos”. “Eu ganhei porque meus companheiros votaram em mim, e parte meu coração saber que eu roubei e manchei o momento de vocês. Ainda posso ver os olhos de Questlove, isso aconteceu no momento do prêmio do Questlove”, apontou, referindo-se à vitória de Ahmir Khalib “Questlove” Thompson, baterista da banda The Roots, que venceu o Oscar de Melhor Documentário por dirigir e produzir “Summer of Soul”. “‘Me desculpe’ realmente não é suficiente”, acrescentou.

“Desapontar pessoas é meu maior trauma. Eu odeio quando decepciono as pessoas. Então me dói emocional e psicologicamente por saber que não me portei de acordo com a imagem que as pessoas tinham de mim. O trabalho que estou tentando fazer é… tenho um profundo remorso e estou tentando ter remorso sem ter vergonha de mim mesmo. Sou humano e cometi um erro e estou tentando não pensar em mim como um pedaço de m*rda. Eu sei que foi confuso e chocante, mas prometo que estou devotado e comprometido a colocar luz, amor e alegria no mundo. Se vocês ficarem aqui [comigo], prometo que poderemos ser amigos novamente”, finalizou.