Jornalista é condenado por fazer fofoca com Marcos Pitombo

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o jornalista Erlan Bastos, conhecido pelo portal Em Off e por apresentar o “Balanço Geral Ceará” na rede Record, a pagar uma indenização por danos […]

Instagram/Marcos Pitombo

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o jornalista Erlan Bastos, conhecido pelo portal Em Off e por apresentar o “Balanço Geral Ceará” na rede Record, a pagar uma indenização por danos morais de R$ 15 mil a Marcos Pitombo (“Orgulho e Paixão”).

O ator tinha entrado com processo contra Bastos depois dele divulgar a informação falsa de que ele teria sido o pivô do fim da relação dos influenciadores digitais Gabriela Pugliese e Erasmo Viana.

A defesa de Pitombo cita que Erlan publicou em seu perfil do Instagram uma foto do ator com Erasmo e uma “legenda com tom de deboche e ironia”, além de ter publicado um vídeo em seu canal no YouTube sobre o assunto em fevereiro do ano ano passado.

Pitombo negou toda a fofoca e pediu a exclusão do vídeo em questão — mas ele foi colocado somente em modo privado na plataforma de conteúdo.

Na sentença, o juiz Arthur Eduardo Magalhaes Ferreira aponta que o jornalista preocupou-se mais em “publicar uma fofoca do que em averiguar a veracidade da informação, mínimo de cuidado exigido de quem encara as mídias sociais como meio de sobrevivência”.

“A liberdade de comunicação precisa ser sopesada com o direito individual de cada um, de modo que, sem restringir a circulação de informação, seja evitada a ofensa à hora do indivíduo envolvido na notícia. No entanto, no caso concreto o Réu disseminou notícia que, de fato, não se provou ser verdadeira”, diz um trecho da decisão, que ainda enfatiza que Bastos não pode mais citar o nome de Pitombo neste caso.