Saiba como elenco de “Top Gun: Maverick” voou no filme

Todos que se impressionaram com as cenas de voo de “Top Gun: Maverick”, lançado nos cinemas na quinta-feira (25/5), estão se perguntando a mesma coisa: os atores pilotaram mesmo os caças? A […]

Divulgação/Paramount

Todos que se impressionaram com as cenas de voo de “Top Gun: Maverick”, lançado nos cinemas na quinta-feira (25/5), estão se perguntando a mesma coisa: os atores pilotaram mesmo os caças? A resposta para a pergunta é não, mas eles estavam sim nos jatos supersônicos durante todos os momentos do filme.

Pilotos treinados comandaram os jatos, que foram adaptados para incluir espaço extra para os intérpretes. Com a ajuda de câmeras bem colocadas, a impressão era que o elenco estava pilotando. Mas todos os atores tiveram que subir a bordo e passar por todas as manobras vistas no filme para a ilusão funcionar. As cenas não foram criadas em estúdio com efeitos especiais.

Tom Cruise, conhecido por fazer pessoalmente todas as cenas de ação de seus filmes, queria que seus colegas Miles Teller, Monica Barbaro, Jay Ellis e Glen Powell aprendessem a suportar os voos.

Num dos primeiros vídeos de bastidores liberados pela produção, o astro elogiou a dedicação do elenco.

“Você simplesmente não poderia evocar esse tipo de experiência a menos que a registrasse de verdade”, disse Cruise. “Para conseguirmos isso, temos os maiores pilotos de caça do mundo trabalhando conosco. Mas o elenco está lá, sofrendo enjoo e a distorção no rosto. Eles estão puxando 7-8 G’s, que são 1.600 libras de força. É um serviço pesado, que me deixou orgulhoso do trabalho dos atores, por tudo o que fizeram”, revelou.

O processo que permitiu aos atores voar em jatos supersônicos foi explicado à revista Variety pelo instrutor e coordenador aéreo Kevin LaRosa Jr., responsável por montar um programa de voo intensivo, que começou com o elenco voando em uma aeronave menor.

“Começamos com o Cessna 172 e os conduzimos pelo voo básico. Isso permitiu que eles vissem como era decolar, pousar e saber onde olhar e colocar as mãos”, disse LaRosa, explicando que esses voos iniciais também permitiram que os atores sentissem como era sofrer uma pequena força G – a força da gravidade.

Assim como em um programa de treinamento real, uma vez que os atores se acostumaram ​​com isso, eles passaram para o próximo nível e seguiram para um avião acrobático, o Extra 300. “Isso foi semelhante ao que o público em geral veria em um show aéreo em que aviões fazem manobras malucas. Pode puxar até oito forças G. É emocionante”, disse LaRosa Jr.

O objetivo era aumentar a tolerância à força G. “Se você não voar nessas condições, posso subir e ficar doente. Mas se voar todos os dias e puxar esses Gs, vai se acostumar com isso e passar bem”, disse o instrutor. “Nós os preparamos para que eles não ficassem doentes”.

Em seguida, eles progrediram para o L-39 Albatross. “Isso permitiu que eles experimentassem um jato de treinamento de caça. Quando eles se formaram depois desses treinos finais, tínhamos aviadores”, descreveu LaRosa Jr.

Assim, quando os atores foram colocados no F/A-18, “eles estavam confiantes e se sentiam bem”, descreveu LaRose. “Eles já estavam acostumados com essas forças G e então puderam se concentrar em trabalhar com Joseph [Kosinski, o diretor] e Tom para contar essa história incrível. Eles simplesmente não precisavam se preocupar por estarem neste caça de alto desempenho voando por cima de cânions”.

Como alguém que dedicou sua vida como coordenador aéreo, voando e ensinando, LaRosa elogiou o talento do elenco. E apontou a atriz Monica Barbaro como a mais impressionante. “Ela absolutamente arrasou e fez um bom trabalho ao se ajustar aos efeitos fisiológicos.”

Igualmente impressionante foi Powell, que ficou doente enquanto filmava as cenas do F/A-18. “Ele lidava com o enjoo e voltava ao papel, das coisas mais impressionantes foi ver como alguns do elenco foram capazes de processar isso e se recuperar”, completou o instrutor.

Depois dessa experiência, alguns membros do elenco se empolgaram e decidiram realizar o número de voos requeridos para obter sua licença de aviação. Glen Powell, que interpreta Hangman, já conseguiu a dele e pode pilotar aviões à vontade.

Tom Cruise, claro, tem sua licença desde 1994. Maverick é capaz de pilotar aqueles jatos sem nenhuma ajuda.

Veja abaixo dois vídeos sobre os bastidores dos voos da produção.