Ralph Ahn (1926–2022)

O ator Ralph Ahn, conhecido por sua atuação na série “New Girl”, morreu aos 95 anos. A informação foi confirmada pela Federação Coreano-Americana de Los Angeles, mas a causa da morte não […]

Divulgação/Fox

O ator Ralph Ahn, conhecido por sua atuação na série “New Girl”, morreu aos 95 anos. A informação foi confirmada pela Federação Coreano-Americana de Los Angeles, mas a causa da morte não foi revelada.

Ahn iniciou a carreira nos anos 1950 com figurações em filmes sobre a Guerra da Coreia, como “Campo de Batalha” (1953), “Sob o Céu da Coreia” (1953) e “Atrás da Cortina de Bambu” (1954).

Cansado desse tipo de papel, resolveu parar de lutar na Coreia hollywoodiana em “Sede de Vingança” (1963), preferindo dedicar-se ao ofício de professor de matemática e técnico de futebol em uma escola na Califórnia.

Após o Vietnã substituir a Coreia nos filmes de guerra americanos, ele decidiu retomar a atuação, o que aconteceu em 1988 na comédia “Uma Questão de Escolha”. A partir daí, emendou várias participações em filmes e séries, sem novos intervalos. Ele apareceu em séries como “Super Gatas”, “Plantão Médico/E.R”, “Suddenly Susan”, “O Rei do Queens”, “Gilmore Girls” e muitas mais.

Seu papel mais marcante foi justamente o último. Em “New Girl”, ele interpretou Tran, personagem que simbolizava uma figura paterna para Nick Miller (Jake Johnson). Mas apesar do status de recorrente, o ator apareceu em apenas sete episódios bastante espaçados da trama, entre 2012 e 2018, e tinha pouquíssimas falas.

Em seu perfil no Instagram, o ator Jake Johnson prestou uma homenagem a Ralph Ahn.

“Descanse em paz. Foi sempre algo bastante divertido trabalhar com ele, que fez tanta coisa com literalmente nenhuma fala. Amava quando ele estava no set e sempre esperei poder trabalhar com ele de novo”, escreveu.